RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Pentágono ameaça processar autor do livro sobre a morte de Bin Laden

Por Redação
31/08/2012 • 08h51
Compartilhar

 Mark Owen, pseudónimo literário de Matt Bissonnette, antigo membro da força de elite SEAL, assinara ainda em 2007 dois acordos com a Marinha norte-americana em que se comprometia a não divulgar informações secretas – um procedimento comum para os militares envolvidos em missões sensíveis.


São estes acordos que o conselheiro legal de topo do Departamento da Defesa alegou estarem a ser violados, numa carta enviada ao antigo SEAL a propósito do seu livro No Easy Day – The Firsthand Account of the Mission that Killed Osama Bin Laden (Um dia difícil – Narrativa na primeira pessoa sobre a missão em que Osama Bin Laden foi morto), que será lançado na próxima semana. Para o Pentágono, Bissonnette está também a violar as leis federais.

Na carta enviada, o conselheiro legal do Pentágono, Jeh Charles Johnson, avisa que está a ser ponderado lançar mão de “todas as soluções legalmente disponíveis” contra Bissonnette assim como contra a editora do livro, a Penguin Putnam. “Na avaliação do Departamento da Defesa, está a quebrar e violar os acordos de confidencialidade que assinou. A continuada divulgação pública do seu livro irá agravar ainda mais essa violação dos acordos”, é escrito por Johnson.

“No Easy Day narra a missão dos SEAL em Maio de 2011 no raide feito à casa da cidade militar de Abbottabad em que o líder da Al-Qaeda estava escondido e acabou por ser morto. A sua publicação – que não foi antecedida por avaliação prévia de responsáveis do Pentágono, da CIA nem da Casa Branca – está a provocar enorme polémica, uma vez que os membros das unidades de elite militares raramente tornam públicos detalhes das suas operações.

Segundo é narrado por Bissonnette no livro, Bin Laden foi morto assim que saiu do quarto em que dormia, conforme os membros da missão SEAL estavam a subir as escadas, foi avançado há dias pela agência noticiosa norte-americana Associated Press, que teve acesso prévio a No Easy Day. Responsáveis militares norte-americanos sustentam que o líder da Al-Qaeda foi alvejado apenas depois de tentar fugir de novo para dentro do quarto, fazendo recear que fosse agarrar numa arma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas