RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Perigos que ninguém te contou sobre o consumo de chia

Elas podem bloquear seu esôfago

Por Bolsa de Mulher/UOL
24/01/2015 • 11h51
Compartilhar

Sementes de chia têm desfrutado o centro das atenções nos últimos anos, graças a especialistas e pesquisas que divulgam seus benefícios potenciais para a saúde. Estas sementes pequenas, muitas vezes comercializada como um superalimento, pode vir com uma ameaça secreta para a saúde: elas podem bloquear seu esôfago, de acordo com um estudo de caso de paciente.

Depois de um homem de 39 anos de idade engolir uma colher de sopa de sementes de chia secas com água, ele experimentou disfagia intensa, ou dificuldade de deglutição. É interessante notar que o paciente sofre de asma e alergias sazonais e tem histórico médico que inclui disfagia intermitente para matérias sólidas, mas piorou consideravelmente depois que ele consumiu a mistura de sementes em água.

Quando adicionadas ao líquido, as sementes de chia imediatamente começaram a formar uma cápsula de hidrogel, absorvendo até 27 vezes o seu peso em água, segundo os autores do estudo. O bolo de sementes de chia resultou em uma obstrução esofágica que era difícil de desalojar. Os médicos tentaram vários métodos como o uso de um endoscópio, mas não funcionou. Finalmente, eles se voltaram para um gastroscopia neonatal e empurrou pedaços do gel no estômago do paciente até seu esôfago abrir espaço.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com base neste caso, os autores do estudo recomendam que as pessoas com histórico de disfagia ou restrições do esôfago estejam cientes do perigo da sementes de chia, especialmente em sua forma seca.

Ao longo dos últimos anos, o consumo de chia vem crescendo em popularidade devido ao alto teor de proteína, ômega-3, ácidos graxos e teor de fibras. Isso sem citar sua vitamina, mineral, e teor de antioxidantes, como parte da razão pela qual ela é rotulada de "superalimento".

Este estudo de caso, claro, não significa que todos devem abandonar sementes de chia, uma vez que não há evidências de que as pessoas sem essas restrições tenham problemas, mas serve de alerta de que nem todo novo alimento da moda é necessariamente bom para todos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas