RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Primeiras pesquisas mostram vitória de Obama

Candidatos à presidência dos EUA realizaram debate em Hampstead (NY)

Por Reprodução G1
17/10/2012 • 13h34
Compartilhar

As primeiras pesquisas feitas após o segundo debate presidencial nos Estados Unidos indicam vitória do atual líder e candidato à reeleição, o democrata Barack Obama, embora por uma margem mais estreita que a do triunfo obtido por seu rival republicano, Mitt Romney, no primeiro encontro dos dois.

Segundo a enquete realizada pela cadeia "CNN", 46% dos cidadãos consideram que Obama ganhou o segundo dos três debates presidenciais, enquanto 39% acreditam em vitória de Romney nesta terça-feira (16) em Hampstead (Nova York).

Além disso, questionados se o presidente dos EUA teve participação melhor que a do primeiro debate, realizado em Denver (Colorado), 73% disseram que sim.

A pesquisa feita pela cadeia "CBS" também mostra Obama como vencedor do encontro desta terça-feira. Essa é a opinião de 37% dos eleitores ouvidos para a produção da enquete, enquanto 30% preferiram Romney e 33% enxergaram empate.

Debate acalorado

O encontro desta terça-feira foi na Universidade Hofstra, em Hempstead, Nova York, que também sediou o debate final entre Obama e o senador republicano do Arizona, John McCain, nas eleições de 2008. Ele foi moderado pela âncora do programa da CNN "State of the Union", Candy Crowley, que precisou interromper os dois contendores algumas vezes.

O debate foi em formato de "encontro com eleitores", com os candidatos mais soltos, andando pelo palco e não atrás de uma bancada, como no anterior. Os indecisos, eleitores do condado de Nassau selecionados pelo Instituto Gallup, questionaram diretamente os oponentes sobre vários temas da política americana.

Durante o confronto, os candidatos se acusaram mutuamente de não dizer a verdade, usaram o sarcasmo e levantaram a voz diversas vezes, interrompendo-se, ao discutir economia, energia e o atentado contra o consulado norte-americano em Benghazi, na Líbia, em um confronto bem mais empolgante que o anterior em Denver, Colorado, em 3 de outubro, vencido por Romney segundo analistas e eleitores.

Obama cumpriu o prometido e, desta vez, ao contrário do que fez no primeiro debate, no qual foi tímido, partiu para o ataque contra o oposicionista, acusando-o de deturpar os fatos de seu governo e de ser o candidato dos ricos nesta campanha presidencial.

O republicano rebateu atacando a política econômica do primeiro mandato do democrata, que tenta a reeleição. Por várias vezes, Romney pediu à mediadora mais tempo para responder.



Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas