RÁDIOS
Paranaíba, 20 de abril

Projeto de hortifruti reúne 13 municípios em Paranaíba

Foram ministradas palestras sobre as plantações para que os produtores rurais que compareceram pudessem ter mais contato com as variedades

Por Talita Matsushita
22/11/2017 • 15h49
Compartilhar

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural de Paranaíba e Famasul, realizaram o Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial Hortifruti Legal. O evento regional aconteceu na Chácara São José, localizada no Assentamento Serra. Aproximadamente 300 pessoas de 13 municípios estiveram presentes.

A programação do evento contemplou um giro tecnológico em três estações: cultivo de maracujá; cultivo de melancia e adubos verdes; e cultivo de tomate, abobrinha verde e repolho, em destaque nessa etapa para a tecnologia de mulching, também conhecido como “acolchoado”, uma barreira física (lona) resistente a intempéries na superfície do solo e condições climáticas adversas de trabalho.

Foram ministradas palestras sobre as plantações para que os produtores rurais que compareceram pudessem ter mais contato com as variedades. Flávio Carlos Correia foi o palestrante do Maracujá, Victor Almeida foi o palestrante do Tomate, Repolho e Abobrinha, Marion Henry foi o palestrante da Adubação Verde e Melancia.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz falou da importância do evento, que para ele é uma troca de experiências para os produtores rurais. "Através de uma parceria entre o Sindicato Rural e o Senar/MS, foi possível para estes produtores rurais no Assentamento Serra aprenderem as técnicas e passarem a cultivar: maracujá, tomate, repolho, melancia,abobrinha e jiló", disse.

Dorly Pavei, coordenador do programa no Senar/MS, ara ele, a região da Costa Leste do estado possui uma forte atuação na pecuária de corte e no segmento florestal, e também mostra um excelente potencial para a cadeia do hortifruti. "Esta propriedade da senhora Marinêz Barbosa da Silva é modelo e foi escolhida para a realização deste dia de campo reforçando esta tendência, onde com o auxílio do programa de assistência técnica e gerencial hortifruti legal o produtor consegue ganhos consideráveis de renda e produtividade nas culturas recomendas pela equipe técnica, dentre elas o maracujá, carro-chefe do Hortifrúti em Paranaíba”, apontou o coordenador do programa no Senar/MS, Dorly Pavei.

Participaram do evento as cidades de Paranaíba, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Três Lagoas, Selvíria, Nova Andradina, Anaurilândia, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Água Clara. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz, do SENAR/MS, Francisco Paredes, Gestor do departamento de Assistência Técnica e Gerencial, o Coordenador do programa Hortifruti Legal, Dorly Pavei, o Supervisor do programa, Flávio Correia, a técnica de campo responsável pelo atendimento, Carolina Rocha Sounego,  o presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Silas Alberto, o Secretário da Agricultura Cláudio Agi, vereador Ailson Antônio de Freitas (Binga) entre outros.
 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba