RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Psicopedagoga de Inocência ajuda portadores da Síndrome de Irlen

Doença é um déficit no processamento visual, ligado à hipersensibilidade à luz e que causa desconforto

Por Divulgação
17/11/2012 • 11h37
Compartilhar

A professora Silmara de Freitas, psicopedagoga, já está capacitada para identificar e encaminhar para tratamento alunos com a Síndrome de Irlen, distúrbio que afeta o processamento visual e prejudica o desenvolvimento e rendimento de milhões de alunos.
 
Silmara participou, entre os dias 18 e 20 de outubro, do XIX Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão, em Belo Horizonte (MG), e diz estar entusiasmada em poder contribuir para um projeto fundamental em sua área profissional.

A capacitação recebeu profissionais de várias regiões do país. “Como psicopedagoga, sentia falta de uma abordagem nova, conhecimentos que poderiam me ajudar no dia a dia de trabalho. Lidamos a todo momento com crianças com déficits de aprendizado e muitas vezes elas são confundidas erroneamente como indisciplinadas. Agora sei como reconhecer e diagnosticar esses alunos, ajudando ainda mais no processo educacional”.

A Síndrome de Irlen é um déficit no processamento visual, ligado à hipersensibilidade à luz e que causa desconforto e até percepções de distorções na hora da leitura. Ou seja, a criança pode não ter problemas refrativos, que se corrigem com os óculos, mas mesmo assim ter dificuldades de leitura, escrita e concentração.

“Tais dificuldades podem ser agravadas quando estão associadas a outras disfunções, como a dislexia ou o transtorno de déficit de atenção. Por isso, é preciso treinar professores e psicopedagogos. Eles, que estão em contato com estas crianças, conseguirão melhor compará-las e perceber quais precisam de atenção especial e multidisciplinar”, explica a chefe do Departamento de Distúrbios de Aprendizagem do Hospital de Olhos de Minas Gerais, Márcia Guimarães.


Confira a matéria completa na edição impressa do JP deste sábado (17)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas