RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

Agência Antidoping libera laboratório brasileiro para Olimpíada

Notícia foi divulgada ontem pelo Ministério do Esporte, que recebeu documento da agência assinado pelo presidente Comitê Executivo

Por Redação
21/07/2016 • 07h16
Compartilhar

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) decidiu cancelar a suspensão que impôs ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Ministério do Esporte, que recebeu documento da agência assinado pelo presidente Comitê Executivo da Wada por Craig Reedie.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Rogério Sampaio, acompanharam de perto nas últimas semanas, ao lado do Comitê Organizador Rio 2016 e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o processo de auditoria e de revisão de procedimentos empreendido pela Wada.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério do Esporte informou que a confirmação do laboratório da UFRJ como instituição responsável pela realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos reforça a confiança no trabalho desempenhado pelo LBCD, que já fez mais de 2,5 mil testes desde a inauguração.

A decisão da Wada tem efeito imediato. O laboratório brasileiro foi suspenso temporariamente em 24 de junho deste ano por erros técnicos em amostragens.

Com a decisão, o LBCD segue os preparativos para realizar cerca de 6 mil análises durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, marca superior à dos Jogos de Londres, em 2012, segundo divulgou em nota a UFRJ. De acordo com a universidade, nas últimas semanas, o preparo logístico do LBCD para as competições seguiu sem alterações. "Assim, está garantida a recepção de 89 colaboradores internacionais. Em agosto, cerca de 300 profissionais trabalharão em três turnos, para garantir resultados em até 24 horas", afirmou a UFRJ.

(Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias