RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Santa Casa volta a fazer transplantes de rim em Campo Grande

Hospital padronizou trabalho das equipes que atuam nas cirurgias.

Por Redação
01/02/2013 • 13h26
Compartilhar

A Santa Casa de Campo Grande voltou a fazer transplantes de rim nesta sexta-feira (1º). As cirurgias foram suspensas no início da semana por causa da falta de padronização no trabalho das duas equipes multidisciplinares que atuam nas cirurgias.

Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, a diretoria técnica se reuniu com médicos e enfermeiros na tarde de quinta-feira (31) e definiu um proprotocolo de procedimentos único que será seguido pelas equipes multidisciplinares.

No ano passado, a Santa Casa realizou 38 transplantes de rim e, destes, quatro pacientes morreram. Quando anunciou a suspensão dos transplantes, o diretor técnico do hospital, Luiz Alberto Kanamura, afirmou que a implantação de um protocolo de procedimentos aumenta as chances de sucesso na cirurgia. Na ocasião, ele destacou que as mortes registradas em 2012 não tem conexão com a falta de protocolo.

Para os transplantes de rim, a Santa Casa conta com um leito de UTI , três apartamentos com leito para recuperação pós-cirurgia e seis leitos de enfermaria para receber pacientes transplantados com complicações.

De acordo com a Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Mato Grosso do Sul (Recromasul), 395 pessoas aguardam na fila por um transplante de rim no estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas