RÁDIOS

MS

Três Lagoas e 17 cidades de MS terão curso gratuito de turismo

Serão ofertados sete cursos nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para jovens de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro

Por Da Redação
05/04/2017 • 09h34
Compartilhar

Três Lagoas está entre os 18 municípios de Mato Grosso do Sul que serão contemplados com cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio para atender o setor de turismo. Isso devido a inclusão da área no MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Ministério do Turismo oferecerá 10 mil vagas para atender estudantes de escolas públicas brasileiras.
Serão abertas inscrições em 172 municípios de 18 estados que manifestaram interesse dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação, órgão parceiro responsável pela definição da política e do público do MedioTec. Todas as regiões brasileiras foram contempladas. Em Mato Grosso do Sul, as cidades que devem participar são Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Miranda, Novo Mundo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, além de Três Lagoas.

“Com este programa, o jovem sairá do ensino médio com uma profissão e terá condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho do turismo. É um grande avanço, pois é um caminho para resolver um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O MedioTec vai oferecer sete cursos, sendo técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar, nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017.  Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo MEC. A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.

(Informações do Notícias MS)

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS