RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Três Lagoas está entre as 100 melhores cidades do Brasil em qualidade de vida

Ranking aponta que cidade é a segunda melhor de todo o MS, a frente, inclusive, de Campo Grande

Por Tatiane Simon
17/01/2016 • 13h26
Compartilhar

Três Lagoas tem muito a comemorar no quesito qualidade de vida. Isso porque está entre as 100 melhores cidades do Brasil conforme o ranking nacional 2015 do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo aponta que das 100 cidades, Três Lagoas ocupa a posição 96º no ranking nacional e em segundo lugar no ranking estadual, atrás somente da cidade Costa Rica, que é dona da posição 92º na lista nacional.

Dos 78 municípios avaliados pelo estudo, Três Lagoas e Costa Rica são destaques em todo o Mato Grosso do Sul, ultrapassando inclusive a colocação da capital sul-mato-grossense. Somente estas duas cidades do MS são apontadas no ranking.

Três Lagoas está uma posição a frente de Campo Grande, que por sinal, está classificada como a 277º no ranking nacional e em sétimo lugar na lista das capitais.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As cidades do Bolsão sul-mato-grossenses Chapadão do Sul e Aparecida do Taboado também aparecem em posições de destaques no ranking estadual. Ocupando a oitava e décima posições, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, as melhores cidades brasileiras no quesito qualidade de vida são Extrema (MG), seguida de São José do Rio Preto (SP), Indaiatuba (SP), São Caetano do Sul (SP), Vinhedo (SP), Concórdia (SC), Votuporanga (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Jundiaí (SP) e Santos (SP) – todas com alto nível de desenvolvimento.

O último município no ranking nacional é Santa Rosa do Purus (AC). Ocupa a posição de número 5.517º. A cidade possui mercado de trabalho formal estagnado; apenas 16,4% de seus docentes possuem nível superior, em contraste com 79% do país; e somente 7,9% de suas gestantes vão a mais de seis consultas pré-natal - conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

PESQUISA

A pesquisa pode ser consultada com detalhes através deste endereço eletrônico: http://www.firjan.com.br/ifdm/

O IFDM é um estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. A edição de 2015 foi feita através dos registros oficiais de 2013, últimos disponíveis.

Os municípios de Mato Grosso do Sul apresentaram um quadro socioeconômico superior ao observado para o Brasil. Enquanto no país 68,1% dos municípios tiveram desenvolvimento alto ou moderado, no Mato Grosso do Sul esse percentual foi de 85,9%. Em 67 dos 78 municípios avaliados, diante dos 84,6% no ano anterior.

Vale lembrar que o estado de MS possui 79 municípios, no entanto, a cidade mais nova, Paraíso das Águas, não foi avaliada pela pesquisa.

Confira abaixo o ranking estadual:

Melhores índices de MS

1º Costa Rica

2º Três Lagoas

3º Campo Grande

4º São Gabriel do Oeste

5º Naviraí

6º Rio Brilhante

7º Jateí

8º Chapadão do Sul

9º Rochedo

10º Aparecida do Taboado 

Piores índices de MS

69º Santa Rita do Pardo

70º Nioaque

71º Sete Quedas

72º Ladário

73º Antônio João

74º Coronel Sapucaia

75º Aral Moreira

76º Japorã

77º Paranhos

78º Tacuru

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas