RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

TSE aprova mudança no estatuto do PTB e candidaturas são liberadas em todo o país

Decisão favorece 11 candidatos a vereador do partido em Três Lagoas

Por Ana Cristina Santos
09/09/2016 • 09h00
Compartilhar

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram ontem (8), por unanimidade, pedido do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para que a legenda possa fazer um ajuste, em seus estatutos, no prazo de filiação partidária. Com isso, as candidaturas de políticos filiados ao partido em todo o país, incluindo 11 candidatos a vereador de Três Lagoas.

As candidaturas foram indeferidas em razão de o partido ter alterado o estatuto em ano eleitoral. Para o ministro do TSE, Gilmar Mendes, a eventual negação do pedido do PTB poderia causar sérios prejuízos ao partido, pois os candidatos da legenda, que pleitearam o registro de candidatura nas eleições de 2016, respeitando o prazo legal de filiação partidária de seis meses, estariam inviabilizados de concorrer, em razão da norma estatutária de um ano atualmente em vigor.

A Reforma Eleitoral de 2015 reduziu de um ano para seis meses antes do pleito o prazo de filiação partidária, para que um postulante a candidato pudesse concorrer em uma eleição. No entanto, um artigo da Lei dos Partidos Políticos diz que os prazos de filiação partidária fixados no estatuto do partido, com vistas à candidatura a cargos eletivos, não podem ocorrer no ano da eleição.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, Gilmar Mendes disse que o artigo 20 da referida lei estabelece que é facultado ao partido fixar em seu estatuto prazos de filiação superiores aos especificados na lei. “Com base na compreensão sistemática dessas regras, bem como no Direito Constitucional e elegibilidade, a Lei dos Partidos Políticos veda que, no ano das eleições, o estatuto seja alterado para aumentar o prazo de filiação partidária fixado em lei, não proibindo a redução quando a modificação simplesmente busca a compatibilização à legislação eleitoral, editada e promulgada em conformidade com o artigo 16 da Constituição Federal”, ressaltou o relator.

A ministra Luciana Lóssio ao votar acompanhando o voto do relator destacou que. “É importante essa decisão, porque temos notícias de que há vários registros de candidatura sendo impugnados justamente em razão deste prazo”. (Com informações do TSE)

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas