RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Vaquinha Social concretiza quatro projetos sociais

O lançamento do site foi em junho do ano passado

Por Reprodução
30/01/2013 • 11h05
Compartilhar

Imagine ajudar uma instituição assistencial com apenas um clique. Está é a proposta do site Vaquinha Social (www.vaquinhasocial.net), idealizado por um grupo de 15 empresários campo-grandenses. 

Conforme o presidente do Vaquinha Social, Marcelo Coutinho, o projeto surgiu dessa vontade dos amigos em fazer algo para a comunidade. Eles começaram com participações em campanhas do agasalho, plantio voluntário de árvores, até que resolveram crescer. “Vimos que a carência era bem maior. Por isto resolvemos lançar na internet”, disse. 

O lançamento do site foi em junho do ano passado, em solenidade que contou com a participação até do governador André Puccinelli. E tem dado certo desde então. 

A proposta é simples: as instituições de caridade – a diretoria não trabalha com pessoa física – encaminha seus projetos ou suas necessidades para o site. O pedido é analisado, assim como os dados da instituição que está requisitando e, se aprovado, é lançado no site, por onde qualquer pessoa pode doar qualquer quantia. 

“Analisamos tudo, visitamos o local, olhamos toda a documentação da instituição antes de lançar o projeto na rede. Por conta dessa necessidade de vistoria e análise é que estamos trabalhando apenas com instituições de Mato Grosso do Sul”, explicou.

Desde que lançado, a Vaquinha Social conseguiu concretizar quatro projetos sociais. O número, segundo o presidente, equivale a aproximadamente R$ 20 mil arrecadados junto à comunidade sul-mato-grossense. O projeto com maior valor foi orçado em R$ 8 mil e atendeu a um pedido da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), de Campo Grande. O recurso era para adquirir materiais pedagógicos e fraudas descartável. A AMA atende a cerca de 100 pacientes.

Já a meta mais recente foi atingida no começo deste mês, quando, com recursos do Vaquinha Social, a instituição Cotolengo conseguiu  adquirir uma máquina de lavar e dois ferros de passar roupa. A entidade atende a pacientes com paralisia cerebral e lava em torno de 150 quilos de roupas por semana. 

EM ANDAMENTO
Mas, para aqueles que gostaram do projeto e a comodidade trazida em colaborar, o Vaquinha Social possui mais quatro projetos em andamento (recolhendo recursos).  “Muitas vezes, cada instituição chega a encaminhar cinco projetos diferentes. Para garantir que todas sejam atendidas de forma igual, escolhemos um de cada e guardamos as outras para outro momento”, explicou Marcelo.

Ele informou ainda que, até o momento, boa parte dos projetos é de Campo Grande, mas lembrou que o projeto está aberto para instituições de todo o Estado. 

Ranking 
O projeto Vaquinha Social mal tem um ano e a diretoria já pensa em incrementar o site para aumentar os acessos e, consequentemente, as doações. Uma das medidas, segundo Marcelo, é a criação de um ranking de doadores e de divulgadores do site. O objetivo, segundo ele, é criar mais atrativos para incentivar as doações. “Através desse ranking, por exemplo, poderemos premiar os maiores doadores, como forma de incentivo”, explicou.

O Vaquinha Social é uma organização não-governamental. Para quem quer conhecer o projeto, basta acessar o site: http://vaquinhasocial.net/

A instituição atende em regime de período integral e oferece aos pacientes atendimentos de saúde, transporte, 03 alimentações diárias, cuidados básicos de higiene e orientações às famílias, visando a qualidade de vida e inclusão social.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas