RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Videoconferência reduz custos e agiliza trabalhos no Judiciário de MS

O equipamento reduz custos e agiliza diversos trabalhos.

Por Redação
12/03/2013 • 10h29
Compartilhar

Desde janeiro de 2012, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul conta com ferramentas de videoconferência. São 23 terminais, sendo oito em Campo Grande e 15 nas comarcas do interior. O equipamento reduz custos e agiliza diversos trabalhos. Nas últimas semanas, por exemplo, membros da Coordenadoria das Varas de Execução Penal (COVEP) trataram da realização de mutirões carcerários com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros tribunais estaduais, por meio de uma reunião por videoconferência.

Também por intermédio de videoconferência, o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, assinou um acordo de cooperação com a Fundação Universidade de Girona: Inovação e Formação (FudGIF) e com o Instituto de Direito e História (IDH), por intermédio da Escola Judicial de MS (EJUD/MS), e a Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona. O  diretor-geral da EJUD-MS, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, esteve na Espanha, mas o presidente do TJ e juízes participaram da solenidade sem sair do prédio do TJMS.

O diretor da Secretaria de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, Wilmar Nery da Silva, destaca a facilidade de mobilizar pessoas e a rapidez com que se transmite informações. “Utilizamos a videoconferência para as reuniões do Conselho Consultivo da Escola Judicial, possibilitando que todos os membros participem sem saírem das suas comarcas”, afirma.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os projetos futuros para o sistema de videoconferência, está a criação de cursos para varas do interior e até para a capacitação para a utilização do SAJ, além de palestras e seminários. “Rapidez e baixo custo são os destaques dessa ferramenta”, diz Wilmar.

O sistema permite que as videoconferências sejam gravadas. Também é possível plugar um computador e não apenas exibir a imagem da câmera, como também o material que está armazenado no computador, como uma apresentação de slides, por exemplo.

A videoconferência é uma transmissão com áudio e vídeo, semelhante a uma ligação telefônica. São diversos ramais instalados e, para realizar uma videoconferência com determinado local, basta chamar o seu ramal. Já a sala de videoconferência, com diversos participantes, funciona a exemplo dos chats de bate-papo, cria-se uma sala e os participantes entram nela.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas