RÁDIOS

OPINIÃO

Consciência do Papa

Por Redação
14/02/2013 • 09h01
Compartilhar

A constituição pastoral da Igreja Católica Gaudium et Spes, diz que a “a consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz" (GS 16). Na mensagem de renúncia do Papa Bento XVI, ele utiliza três vezes a palavra consciência: “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus...” e, por duas vezes, ele afirma: “estou bem consciente”.

Em se tratando de Bento XVI, posso imaginar os silenciosos, emocionantes e fortes momentos de intimidade com Deus, antes de tomar esta decisão. Com certeza momentos de solidão, não no sentido vazio, mas um “estar a sós” com o Pai, assim como Jesus tantas vezes o fez. Por alguns momentos, imagino, pode ter acontecido até angústia pela dúvida ou incerteza, pela “gravidade deste ato” como ele mesmo define.

Para se chegar a uma decisão como esta, é preciso muita coragem e firmeza. Isso só acontece com alguém que, em clara liberdade de consciência, sabe que está assumindo uma postura que nasceu depois de um diálogo de amor com o Pai. Uma das virtudes que sempre admirei em Bento XVI, foi a sua postura reta, clara, consciente, lúcida, na defesa dos valores do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja Católica. Alguém que defende a Igreja, em todos os momentos, sem jamais fugir à fidelidade e ao amor a Jesus Cristo. Um homem inteligente, culto, conhecedor dos valores e desafios da humanidade e, ao mesmo tempo, consciente de seu papel na construção história de nosso tempo.

Ele deixa de exercer o seu ministério como sucessor de Pedro, mas continua fiel à sua consciência, cultivando momentos de solidão com Deus, ouvindo o ressoar da voz de Deus, servindo “de todo o coração, por uma vida consagrada à oração”. Obrigado Bento XVI, por todos os sinais bonitos que o seu pontificado deixou para a humanidade. Deus o abençoe. Recolha-se, com a consciência tranqüila, como alguém que cumpriu a sua missão.

*Dirson Gonçalves é padre  e reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Grande

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Opinião