RÁDIOS

OPINIÃO

Curso de Engenharia de Produção: Realidade e desafios

Por Redação
15/01/2013 • 08h44
Compartilhar

O Curso de Graduação em Engenharia de Produção, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, iniciou suas atividades em 2009 com o intuito de capacitar profissionais para atender à demanda e às necessidades do mercado nacional e das empresas instaladas na cidade e região nesta área de conhecimento.

O profissional formado nesse curso é denominado de Engenheiro de Produção e o que se pressume é que ele deva estar apto para entender, construir e aperfeiçoar sistemas e processos de produção. Para chegar a isso, o aluno deve ter sido, no entanto, aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mediante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), processo de seleção desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior e utilizado pela UFMS como única fase do processo seletivo para tornar o aluno apto a cursar a graduação. 

Posteriormente a essa primeira etapa, o aluno (acadêmico) tem várias outras a serem transpostas até colar grau e receber o título de graduado em Engenharia de Produção pela UFMS. Nessa trajetória, além de consolidar conhecimentos específicos da Engenharia de Produção, tendo como base a estrutura curricular do curso, o acadêmico também agrega novos saberes de administração, contabilidade, economia, matemática, física, química, entre outros conhecimentos fundamentais para a sua formação pessoal e profissional. 

Com essa formação, que se pode dizer multidisciplinar, pois engloba áreas técnicas e específicas da engenharia e outras relacionadas à gestão de organizações, torna-se um profissional requisitado e importante para a operacionalidade e desenvolvimento de muitas empresas. 

Especificamente em Três Lagoas, essa relevância é potencializada pelo crescimento exponencial na quantidade de empresas e indústrias de grande porte e presença nacional que já estão instaladas ou estão se instalando na cidade e região, necessitando de profissional de praticamente todas as áreas de conhecimento, entre eles o Engenheiro de Produção. Somam-se a essas empresas e indústrias de grande porte, várias outras são criadas ou as seguem no intuito de prestar-lhes algum tipo de serviço ou oferecer-lhes determinados materiais ou outros produtos. Esses são alguns dos fatores que colocam a cidade de Três Lagoas como uma das mais promissoras do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como do Brasil. 

Atentando para esse cenário e com a meta de suprir a necessidade desse profissional nas organizações, o Curso de Engenharia de Produção, aos poucos, tem-se tornando uma realidade no cenário local e regional. Isso não tem sido feito, todavia, sem obstáculos, os quais estão sendo superados.

* Caio Vinícius Molina Ferreira é acadêmico de Engenharia de Produção e Marco Aurélio Batista de Souza é professor da UFMS – Campus de Três Lagoas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Opinião