RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

13º BPM alerta para os riscos de queimadas

Provocar incêndio é crime, segundo legislação.

Por Assessoria de Comunicaçao 13 Batalhão de Policia Militar
19/04/2016 • 17h11
Compartilhar

   O 13º Batalhão de Polícia Militar, em Paranaíba, alerta para os riscos de queimadas nesta época de estiagem, lembrando que provocar incêndio é crime. Segundo o aspirante oficial  Wellington Luiz, da assessoria de comunicação, as queimadas estão sendo alvo de denuncias constante pelo sistema de informações 190.

Exemplo é queimada registrada na tarde desta terça-feira (19) em um terreno vazio, em frente ao parque “Espelho d’Água”, que por horas provocou a elevação de fumaça na região.

De acordo com o oficial, “algumas pessoas consideram como normal e aceitável, atear fogo em terrenos baldios, lixos no quintal de casa, plásticos e outros objetos. Entretanto, o cidadão deve se atentar que esse tipo de prática na verdade configura crime, devendo o responsável responder penalmente e civilmente pelos danos causados”.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele lembra que o artigo 54 da lei de crimes ambientais menciona o artigo 54, com pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.
 Por outro lado, o artigo 250 do Código Penal, por sua vez, também considera como crime a conduta de provocar incêndio.   A prática de atear fogo, provocar incêndio, é definida como crime.

O autor deve ser responsabilizado criminalmente pelo ato. No caso em que ocorrerem danos em razão do incêndio, a pessoa que o provocou também poderá ser responsabilizada civilmente, devendo portanto ressarcir e indenizar as vítimas.

Para aqueles casos em que não se localiza o autor do incêndio, deve ser listado como responsável, o proprietário do imóvel.

O aspirante Wellington Luiz observa que os donos de terrenos baldios, por exemplo, devem se atentar para a preservação constante de suas propriedades. Ele chama a atenção que a fumaça provocada pelos incêndios, é fator de facilitação do surgimento de doenças respiratórias diversas, além de se tornar um poderoso agravante do quadro de saúde para todos aqueles que já possuem dificuldades pulmonares e alergias diversas.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba