RÁDIOS
Paranaíba, 19 de abril

A 17ª edição da Expoleite tem início com esgota de animais do torneio leiteiro

Expectativa de produtores é superar produção de edições anteriores

Por Alex Santos
26/06/2019 • 16h04
Compartilhar

A 57ª Adição da Exposição Agropecuária de Paranaíba, teve início nesta quarta-feira (26), com a primeira esgota de animais participantes do torneio leiteiro, dentro da programação da 17ª Expoleite. Nesta edição, cerca de 15 animais de produtores rurais de Mato grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, estão na disputal quaais animais registram maior produção de leite durante os o período de exposição.

A ordenha é feita duas vezes ao dia, as 5h e 17h, e seguem até o dia 29 de julho, quando se encerra a parte de ordenha do torneio leiteiro. Além do torneio leiteiro, na parte leiteira também são realizados leilão de animais da raça girolando e leilão especial de gado leiteiro. 

De acordo William Elias, produtor de leite do município e membro do conselho da Expoleite, a expectativa é que a 17ª edição seja uma das maiores do Estado, em termos de genética dos animais em exposição. “Estamos com grande destaque esse ano. Podemos chegar como a maior do Estado, hoje a maior é Campo Grande”, disse.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Participando a quatro anos da Expoleite, Alexandre Pera, é gerente da fazenda Belas Artes de Rio Brilhante. Na edição passada a vaca “Navegante” foi a grande vencedora da categoria Vaca Adulta, contabilizando 44 quilos de leite em 2019. A expectativa é que o animal continue com o título de maior lactação este ano. “Esse ano ela vai bater a produção do ano passado. Esse vai aumentar a produção”, disse.

Roni Rodrigues de Freitas, produtor rural da cidade Lagoa Santa, cidade do interio de Goiás, participa do torneio leiteiro desde 2006. Com oito animais leiteiros expostos na feira, o produtor acredita que a feira estimula a produtividade e genética leiteira em Paranaíba e região. “Paranaíba é uma grande bacia leiteira do Estado. A feira é muito importante para estimular o produtor”, falou.

Voltado para a parte genética dos animais expostos, que vão ao julgamento de pista, Muller Medeiros, de União de Minas (MG), conta que há uma grande procura de produtores da cidade e região por animais leiteiros de genética, além dos cadastros para participação dos leilões, que tem sido satisfatória. “Viemos bem forte este ano, temos bastante procura”, disse.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba