RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Acúmulo de pneus velhos turbina risco de dengue

Autoridades pedem empenho de moradores no combate ao inseto transmissor da dengue

Por Lucas dos Anjos
27/01/2018 • 07h42
Compartilhar

Por ano, cerca de 230 toneladas de pneus velhos são descartadas em Paranaíba. Tudo é enviado para reciclagem em uma empresa de Campo Grande, sem custo algum para o município. O que sobra da trituração dos pneus é usado para composição de asfalto e pisos.

Para facilitar a coleta e armazenamento, o Centro Municipal de Controle de Vetores, criou um Ecoponto para acumular os pneus e por cada viagem são enviadas mais de 30 toneladas. O Ecoponto, que fica localizado na avenida Marcelo Miranda, funciona em horário comercial e para depósito dos pneus não é necessário nenhum tipo de cadastro.

Segundo a coordenadora do Controle de Vetores, Ymara Lucia Zanin Palchetti, além de serem prejudiciais ao meio ambiente, pneus são reservatórios prediletos do Aedes aegypti. “O pneu é  local preferido para desova pela fêmea do Aedes. É um perigo maior dado ao número de pneus jogados no meio ambiente com acúmulo de água”, explica Ymara. 

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ovos do inseto sobrevivem até dois anos sem contato com a água. E eclodem ao aumento da umidade.
A coordenadora ressalta que o município tem tido problemas para transportar os pneus de maquinas agrícolas por conta do volume. “Nós pedimos que, quando for descartar pneus assim, cortem em quatro partes para facilitar o transporte”, disse Ymara.

Outro ponto que preocupa o município é o descarte no meio ambiente e empresas, como oficinas e borracharias, que deixam pneus velhos ao relento, principalmente nos finais de semana, podendo servir como criadouro do inseto.

DESCARTE

A lei que define responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos; dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na logística reversa, fazendo a coleta e envio dos pneus o município cumpre com sua parcela de responsabilidade.
Segundo especialistas, um pneu que for descartado na natureza pode levar até 600 anos para se decompor totalmente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba