RÁDIOS
Paranaíba, 26 de abril

AMA alerta para aumento nos casos de abandono de animais

Segundo Sonaira, atualmente são cerca de 100 animais sb os cuidados da AMA

Por Talita Matsushita
18/02/2019 • 15h38
Compartilhar

A AMA (Associação Amigos dos Animais) registrou em menos de uma semana dois casos de abandono de animais em situação deplorável. Um deles é o caso de um cachorro, que estava trancada dentro de uma casa abandonada pela dona, além disso havia dois pássaros mortos, galinhas e um outro cão filhote que morreu após ser resgatado. Outro caso que chocou foi pelo estado físico que o cachorro se encontrava e chegou ao conhecimento da AMA no domingo (17).

“No começo de janeiro tínhamos suspendido nossas atividades. Fizemos muitos resgates no final do ano, que é quando as pessoas vão viajar e acabam deixando o animal sozinho, ou na residência de algum parente e ele foge, nossas doações caem consideravelmente, cerca de 80% e para custear o tratamento sem esta ajuda fica inviável. Não é culpa da população, porque tem muito gasto no começo do ano”, disse Sonaira Silva, presidente da AMA.

Com relação as denúncias, Sonaira contou que o no caso dos animais que estavam na casa, três pessoas tentaram registrar boletim de ocorrência, porém não conseguiram, por falta de provas; os vizinhos chegaram a alimentar os animais por algum tempo, porém os animais começaram a brigar entre si. “Foi então que os vizinhos arrombaram o portão, sob nossa tutela e encontraram os passamos mortos, pareciam empalhados, três gatos desaparecidos, mas acho que um morreu, pois achamos uma carcaça; e dois cães, um com muita sarna, já adulto e outro filhote de pit bull, cerca de cinco meses, porém mesmo com todos os cuidados ele não sobreviveu. Ele estava muito debilitado”, contou.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A última vez que a dona dos animais não foi vista na residência foi em 20 de janeiro, porém conforme vizinhos desde 24 de dezembro ela não ia regulamente até a casa onde os animais foram encontrados. “As informações são de que ela deixou o filho também com a avó paterna. Nós invadimos a casa na sexta-feira por volta das 18h30, no outro dia às 6h chegou a informação que ela havia ido embora para Mato Grosso trabalhar em casas noturnas, que era o que ela estava fazendo aqui. Ela abandonou tudo na casa, roupas da criança, brinquedos, além dos animais”, disse.

Conforme Sonaira, um dos animais chegou a rasgar um saco de açúcar para poder comer, pois não tinha mais nada.

Já o outro caso chegou através de uma amiga de Sonaira, que ao ver a situação acionou a AMA. Quando foi fazer o resgate, ela conta que além de machucados provenientes de uma briga, havia bichos alojados em diversas partes do corpo, inclusive no cérebro.

“Esse cachorro deve ter sido abandonado e aí começa o problema, por que não existe cachorro de rua, existe animal abandonado”, observou.

Segundo Sonaira, a AMA irá lançar uma campanha de castração por conta própria. Atualmente a Prefeitura tem um programa de castração para animais domésticos, mas somente uma clínica pode fazer o atendimento. “Não é viável, claro que foi uma medida desesperada, mas não dá conta da demanda”, explicou.

Atualmente a AMA não recebe verba pública, apesar de ter o título de entidade de utilidade pública, aprovado pela Câmara Municipal.

Segundo Sonaira, atualmente são cerca de 100 animais sob os cuidados da AMA, mas a estimativa é que em um mês o número chegue a 150, devido a cadelas que vão parir em breve.

O telefone para contato da AMA é 9 8141 5541. O endereço é Avenida Getúlio Vargas, 1841 A.

Doações podem ser feitas nas contas bancárias do Banco do Brasil, agência 0484-7, conta corrente 35023-0; ou Bradesco, agência 1279-3 e conta 0004553-5, ambas em nome de Sonaira da Silva, presidente da associação.

Além disso pode acessar o site www.vakinha.com.br

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba