Rádios On-line
PARANAÍBA

Animais serão premiados na 15ª Expoleite

A Associação de Criadores de Girolando da Região de Paranaíba já tem inscritos 12 animais para o torneio

22 JUN 2017 - 08h:51Por Talita Matsushita
A 15ª Expoleite, que será realizada pela ACGRP (Associação de Criadores de Girolando da Região de Paranaíba), está com aprogramção já definida. A competição terá início no dia 28 de junho com a Entrada dos Animais para o Torneio Leiteiro e a1ª ordenha começa no dia 1º de julho e termina dia 6 de julho com o julgamento e premiação da raça Girolando. O VII Leilão Leiteiro de Paranaíba com animais girolando registrados será realizado no dia 05 de julho às 19h com transmissão virtual.
 
Gustavo Panucci, presidente da Associação de Criadores de Girolando de Paranaíba explicou que no ano passado estiveram participando oito animais no torneio e para este ano já estão inscritos 12 animais. O presidente do Sindicato Rural, Nilo Alves Ferraz, falou do  investimento em qualidade e aprimoramento genético com boas matrizes e sêmen com certeza são a garantia de descendentes cada vez melhores e com maior produtividade. "O esperado dos animais desta raça é produção de leite com longevidade, além de fertilidade, já que para ele seja representativo e promissor na propriedade”, disse.

Os critérios para o julgamento dos animais são: morfologia, que é o biotipo animal, com morfologia de produção, que são as características do animal e sua capacidade de transformar isso em leite. O julgamento é a harmonia e o conjunto desse equilíbrio de racial com produção e com estrutura. Durante o julgamento serão premiados os animais vencedores do Torneio Leiteiro, sendo divididos em duas categorias: vaca;  e novilha, animais de primeira cria. 

Nos anos anteriores os animais recebiam a premição em medalhas e troféus, segundo Gustavo Panucci este ano a Associação deverá ter em mãos uma premiação de R$8 mil  para ser entregue aos vencedores.

Deixe seu Comentário