Rádios On-line
ALERTA

Aposentado alerta para golpe da 'conta bloqueada' por SMS

O idoso preferiu não registrar boletim de ocorrência, porém, faz alerta

30 MAR 2020 - 16h:34Por Talita Matsushita

No mais novo golpe que tem feito muitas vítimas, um número desconhecido estaria enviando uma mensagem de texto com um link avisando sobre um suposto bloqueio na conta bancária, que necessitaria de atualização para ser desbloqueada.

Ao abrir o link, a vítima se depara com uma página similar à original da agência bancária, com formulário onde vários campos podem ser digitados, incluindo tipo de conta, agência, conta e até mesmo senha.

Na semana passada um paranaibense foi alvo dos bandidos, porém, desconfiou da prática e foi até a agência bancária para saber mais detalhes dos motivos que levaram sua conta a ser bloqueada. Um atendente explicou que se tratava de um golpe. “Eu quase entrei no site, mas preferi ir até a agência e fui salvo por esse cuidado. Tem que ficar muito atento, senão a pessoa clica mesmo”, disse o aposentado de 75 anos que pediu para não ser identificado.

O idoso preferiu não registrar boletim de ocorrência, porém, faz alerta para quem receber mensagem com conteúdo parecido.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos ) relata que atualmente, 70% das fraudes estão vinculadas à engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais. O cliente é induzido a informar os seus códigos e senhas para os estelionatários, o que gera as fraudes e golpes.

Seja pelo telefone, por e-mail, pelas mídias sociais, SMS, o fraudador solicita dados pessoais do cliente, como números de cartões e senhas, em troca de algo, ou ainda induz o usuário a ter medo de alguma situação.

“Na dúvida, sempre procure seu banco para obter esclarecimentos”, diz nota da Febraban.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13