RÁDIOS
Paranaíba, 28 de março

Arquiteto encontra artefato arqueológico de dois mil anos

Segundo o instituto, Paranaíba possui cerca de 25 sítios arqueológicos

Por Lucas dos Anjos
20/03/2018 • 11h10
Compartilhar

O arquiteto paranaibense Jean Gleik encontrou no mês de outubro de 2017 um artefato arqueológico na fazenda da sogra dele na região da “Ponte do Guilhermão” em Paranaíba (MS).

De acordo com Jean, ele e a esposa andavam pelo pasto quando perceberam um objeto estranho no chão. “A gente estava andando quando vimos perto do caminho do gado o objeto. Eu sem saber que era, peguei e levei para casa”, contou ele.

Em fevereiro o paranaibense decidiu entrar em contato com o IPHAMN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que eles pudessem tomar conhecimento do objeto e se o mesmo tinha alguma ligação com povos do passado.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após enviar uma foto ao Instituto os pesquisadores constaram que se tratava de um esmagador de alimentos de pedra e que o artefato teria em média dois mil anos.

O artefato foi entregue no dia nove de março aos arqueólogos e Jean recebeu um título de colaborador do patrimônio, porém o IPHAM não ficará com o objeto, ele será enviado para um museu especifico.

Segundo o IPHAM, Paranaíba possui cerca de 25 sítios arqueológicos e os arqueólogos do Instituto pretendem fazer uma visita ao município nos próximos dias.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba