Rádios On-line
11339
Honda Paranaíba
MODA

Brechó é alternativa para consumo consciente e sustentável

É preciso que mudemos nossos hábitos para que esse consumo desenfreado diminua

10 JUL 2019 - 16h:11Por Talita Matsushita

Quando se fala em sustentabilidade é fácil associar com lixo, certo? Faz sentido, porém é preciso falar também de consumo consciente. Isso engloba todo e qualquer item que se compra, às vezes de forma exagerada, sem pensar em todo ciclo daquela peça. Aposto que você lembra de algumas blusas ou calçados que foram usados pouquíssimas vezes e que estão esquecidos em algum canto do guarda-roupa.

Segundo definição do Ministério do Meio Ambiente, consumo consciente é “um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade”. É preciso que mudemos nossos hábitos para que esse consumo desenfreado diminua uma ótima alternativa para ter um consumo consciente e ainda assim estar dentro da moda são os brechós.

De acordo com Cassia Leal, proprietária de um brechó, cada vez mais esse pitoresco modo de comprar roupas e acessórios vem ganhando mais espaço e adeptos. “Brechó em nada lembra o cheiro de naftalina ou aquelas roupas da vovó, hoje se transformou em conceito, em estilo de vida, autenticidade e muitas vezes exclusividade”, explicou.

Ela lembra ainda que há quem ama garimpar peças e descobrir seu próprio estilo mergulhando nessa atmosfera de décadas passadas de histórias marcantes. “Essa cultura de reciclagem mescla muito com economia e transformação, seja das próprias peças seja do conceito em se vestir”.

Para se ter noção é possível comprar peças de roupas a partir de R$ 7; acessórios, R$ 5, assim como calçados.

Cassia ainda conta que em cidades maiores é comum a existência de brechós dos mais variados estilos e público para eles, pessoas de todas as faixas etárias e nichos sociais são consumidoras.

“Aqui em nossa cidade existe alguns poucos brechós, mas talvez o que seja maior é a desinformação desse tipo de comércio. Nossos clientes potenciais podem ter a certeza de que a maioria trabalha com peças selecionadas, limpas e higienizadas. Peças únicas e com preço justo são atrativos fortíssimos em tempos atuais e falando nisso vale lembrar que hoje o chique é ser sustentável e como diria uma comerciante de brechó daqui de Paranaíba “consumo consciente é o glamour dos novos tempos”, finalizou.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13