RÁDIOS
Paranaíba, 10 de maio

Cães e gatos serão imunizados contra raiva em Paranaíba

Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose

Por Talita Matsushita
31/08/2018 • 14h54
Compartilhar
TODAS AS PRAÇAS: BOX INTERNA NESCAU ATÉ 31.12.24

Será realizado no sábado (1º) em Paranaíba (MS) o dia D contra raiva. Devem ser vacinados cães e gatos e não é necessário a apresentação da carteirinha de vacinação. Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets.

Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção, segundo o médico veterinário Gilson Piva Filho, responsável pela Vigilância Ambiental.

Não há estimativa de quantos animais devem ser vacinados; porém mesmo depois do Dia D a vacina está disponível na Vigilância Sanitária. Ele explica que a raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães.

Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba