RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Cães no pastoreio ajudam a melhorar criação de ovelhas e gado

Com dez meses de idade já é possível iniciar o treinamento e passado outros dez meses normalmente ele estará pronto para trabalho no campo

Por Talita Matsushita
19/07/2018 • 14h54
Compartilhar

O adestramento de um cachorro pode variar dependendo de cada animal. Entre as raças é possível encontrar diferentes habilidades, para os cães de pastoreio não é diferente. Alguns só empurram o rebanho, trabalho mais conhecido na região. Outros arrebanham e trazem “no pé” do produtor os animais. Arrebanhar significa não correr direto para o rebanho e sim em forma de pêra e chegar atrás, reunir todos e trazer.

Especialistas afirmam que os animais são uma boa alternativa para garantir melhor qualidade de vida para o rebanho, o que também garante melhor produto. Há estudos que indicam que com os cães o rebanho tem redução de estresse e melhora em vários aspectos. Melhora a fertilidade, o índice de parição, ganho de peso.

De acordo com Dorothea Rits, instrutora e treinadora de cães de pastoreio, o adestramento do animal de pastoreio consiste em fazer ele se desenvolver no máximo de capacidade que ele tem, e isso é variável de um animal para outro.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“São como pessoas. Tem crianças que se tornam doutores da ciência e outras técnicas de laboratório e as duas são felizes com sua profissão. Alguns cães se tornam campeões internacionais de pastoreio e outros cães de trabalho em fazenda e suprem seu dono das necessidades que ele tem”, disse.

Para um trabalho de qualidade, Dorothea explica que o treinamento deveria ser desde que o animal nasce. “Sua socialização e muito importante. Ele deve entender que somos parceiros, mas que nós somos os líderes”, contou.

Com dez meses de idade já é possível iniciar o treinamento e passado outros dez meses normalmente ele estará pronto para trabalho no campo. “Para participar de provas com ovinos e bovinos o treinamento nunca termina”, apontou .

A instrutora conta que já trabalhou com as raças heeler, kelpies, pastor da mantiqueira e border collie. “Cada um com suas características, mas optamos pelo border collie, se adaptou mais a nós.  Com eles já conseguimos 3 campeonatos brasileiros e dois terceiros lugares tanto com ovinos e bovinos. E muitos outros campeonatos regionais . Coisa que as outras raças não proporcionam”, revelou.

Rits lembra ainda que nem todo animal é possível de ser adestrado para o trabalho que ela desenvolve. Conforme a instrutora, existem cães mesmo sendo da raça não tem habilidade nenhuma,  por isso, se alguém tiver interesse deve sempre pesquisar os pais e avós dos cães que quer adquirir. “Um cão que tem linhagem pet dificilmente terá facilidade para trabalho, mas um cão de linhagem de trabalho e provas tem uma chance muito maior de dar certo”, indicou.

Ela ainda afirma que se possível a pessoa sempre faça curso com pessoas que entendem de pastoreio. “Pastoreio não se inventa e não se experimenta. No Brasil temos excelentes canis e treinadores”.

Em Paranaíba o treinamento é oferecido na Estância e Canil Rits. Dorothea tem formação na Holanda, Alemanha, Dinamarca , Inglaterra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba