Definir Paranaíba como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8657
Preve Objetivo
INCLUSÃO

Campanha 'Setembro Azul' faz alerta para uso da língua de sinais

O tema da campanha foi: Com Libras eu sou igual

28 SET 2017 - 15h:20Por Lucas do Anjos

Na última terça-feira (26) foi comemorado no Brasil o Dia Nacional do Surdo, com intuito de conscientizar em relação a inclusão, a professora intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Radaí Felipe, promoveu uma campanha na Praça da República de Paranaíba (MS) com os alunos surdos do município. Na oportunidade foi apresentado teatro e música na linguagem de sinais com tradução oral para a Língua Portuguesa.

Radaí explica que o movimento é importante pra que a população ajude na inclusão dos surdos. “Ser surdo é totalmente normal, por isso, precisamos dar suporte para que eles se sintam inclusos em todas as áreas da sociedade e essa tem sido uma luta da comunidade surda”, explicou.

Ainda no sábado (30), quando é comemorado o Dia Internacional do Surdo, os paranaibenses participantes do projeto, participarão de um evento com a comunidade surda de Três Lagoas (MS).

Radaí ainda compara uma criança surda com uma criança que acaba mudar de país e ter que ir para a escola e não saber o idioma que seus colegas estão falando. "Parece absurdo, mas na maioria das vezes, isso acontece com os alunos surdos brasileiros dentro da própria escola", destacou. O Setembro Azul veio para mudar essa realidade, a Comunidade Surda Brasileira organizou a ação, que é movimento de âmbito nacional, sendo considerado um marco histórico no que diz respeito a mobilização nacional a favor das escolas bilíngue.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864