RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Circuito de Dança apresenta espetáculos gratuitos em Paranaíba

Workshop com técnicas de danças urbanas com Marcos Mattos

Por Assessoria de Comunicação Secretaria Estadual de Cultura
20/10/2016 • 08h41
Compartilhar

Nesta sexta-feira (21/10) a caravana da dança vai estar em Paranaíba com o Circuito Dança no Mato com os espetáculos gratuitos, “Matilha” do Grupo Expressão de Rua e “Plagium?” da  Cia Dançaurbana. Também haverá workshop gratuito  com técnicas de danças urbanas ministrado pelo coreógrafo Marcos Mattos.

Matilha foi criado em 2013, a partir de técnicas, códigos e especificidades das Danças Urbanas, o espetáculo apresenta a proposta de um “jogo-cênico”, utiliza-se da improvisação como linha condutora que norteia o próprio jogo, juntamente com técnicas específicas como House, Break Dance e Popping. A palavra “Matilha”, compreende diferentes analogias – pequena ilha (espaço delimitado) e bando (grupo de cães designados para a caça, coletivo de cães ou lobos). Essa construção morfológica serviu de alicerce para a configuração e criação das cenas, bem como a condução dramatúrgica do espetáculo.

Em cena, cinco intérpretes criadores se arriscam nas conexões criadas, uns com os outros ou consigo mesmo, em um processo contínuo  de revezamento, embate, liderança e experiência, onde a disputa pelo espaço é apenas uma desculpa. O espetáculo teve como aporte financeiro para sua criação o Fundos de Investimentos Culturais de MS (FIC) e realizou 20 apresentações em escolas públicas de Campo Grande, participando também em eventos como “Semana Pra Dança” e no projeto realizado pelo SESC Arsenal – Cuiabá/MT, “Ispiá na Rua”. A companhia é formada por jovens acadêmicos de educação física, artes cênicas, pedagogia e publicidade, que se dedicam à dança e que buscam conciliar seu tempo na atuação em diferentes frentes de trabalho.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o espetáculo “Plagium?” do grupo Expressão de Rua emerge de uma denúncia e de uma reação. Entramos em contato com informações diversas a todo o momento e, antes que se perceba, elas passam a fazer parte de nossas coleções individuais. Quase tudo é compartilhado, reproduzido e, esse jeito de agir passa a ser um hábito de conhecer, comunicar e, portanto, de criar.

“Plagium?” compõe algo singular por meio de apropriações de espetáculos que já existem, além de conter reações a toda essa reviravolta que a denúncia anônima ocasionou. Há cenas apropriadas da Ginga Cia. de Dança (MS), Bruno Beltrão (RJ), Membros (RJ), Quasar (GO), Cena 11 (SC) e até da Companhia Rosas (Bélgica).

O circuito Dança no Mato tem como objetivos principais difundir a dança no Estado, bem como estimular a criação de novas companhias e a formação em dança. Nesse sentido será ministrado uma oficina com técnicas de danças urbanas, que também irá abordar o processo criativo e fazer um diálogo com os espetáculos. A oficina gratuita é aberta ao público a partir de 12 anos e será realizado no auditório da UEMS às 14h na Av. João Rodrigues de Melo no Jardim Santa Mônica.

Marcos Mattos diretor das duas companhias defende a ampliação do projeto, “é muito importante que  o projeto seja ampliado para melhorar a difusão da dança no Estado  que favorece também  o intercâmbio entre quem produz e  de quem recebe os espetáculos”.

Serviço: “Matilha” será apresentado às 17h30 no Espelho D’água na Av. Durval Rodrigues Lopes e “Plagium” na Loja Maçônica Recanto Hospitaleiro na Rua Marechal Deodoro, 1280, às 20h. O Workshop será realizado às 14h no Auditório da UEMS, na Av. João Rodrigues de Melo no Jardim Santa Mônica. Tanto as atrações quanto a oficina são gratuitas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba