Rádios On-line
11249
Nova Estrela 0603
LABORATÓRIO MUNICIPAL

Coletas estão paradas há três semanas

Antes da suspensão dos serviços, eram atendidas 60 pessoas por dia, em média

17 AGO 2019 - 08h:47Por Talita Matsushita

Há pelo menos três semanas, o laboratório de análises clínicas de Paranaíba não colhe amostras de sangue para a realização de exames. Antes da suspensão dos serviços, eram atendidas 60 pessoas por dia, em média. 

A paralisação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ocorre por conta de um defeito em um equipamento utilizado na captação de amostras. 

Na semana passada, várias pessoas procuraram a reportagem do Jornal do Povo para relatar o problema e pedir providências. Muitas pessoas estão recorrendo ao serviço privado para conseguir realizar exames básicos de saúde. 

“A gente vai ao laboratório e eles [funcionários] falam que a máquina está quebrada e nem tem previsão de quando vai ser consertada. É terrível esta situação. Tenho retorno [ao médico] em Três Lagoas... já está marcado e tenho que estar com esse exame em mãos. Como faço?”,  questiona uma dona de casa, que pediu para não ser identificada na reportagem.

Helena Ferreira Assis, de  52 anos, precisou pagar cerca de R$ 300 para realizar exames clínicos, como por exemplo hemograma, glicemia, TSH, entre outros - disponíveis no serviço público - para fazer acompanhamento de problemas com a diabetes e cardiovasculares. 

SEM PRAZO

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Débora Queiroz, não há data prevista para que o laboratório volte a receber pedidos de exames, porque a empresa que faz a manutenção do equipamento aguarda a chegada da peça que estragou. 
A secretária não informou se haverá algum tipo de mutirão ou outra ação para atender a demanda retida nos dias em que o laboratório não atendeu.
 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13