RÁDIOS
Paranaíba, 18 de abril

Combustível e gás acabam, hortifrúti e carne estão escassos

Sindicato Rural contabiliza prejuízo de 1 milhão e gás no presídio pode acabar

Por Lucas dos Anjos
24/05/2018 • 14h55
Compartilhar

Os moradores de Paranaíba (MS) já estão sentindo os reflexos da greve dos caminhoneiros pelos 25 estados do país.  Na tarde de quarta-feira (23) etanol e gasolina já acabaram na cidade e alguns depósitos de gás de cozinha já estão com os estoques vazios. O fato se repete também no setor de hortifrúti.

“A parte de secos e molhados nós temos grande estoque e levaria muito tempo para se esgotar, mas carnes e verduras que chegam várias vezes na semana já estão findando, por conta do medo das pessoas em ficar sem e isso fez com que as vendas subissem”, explica Leninha de Souza gerente de uma rede de supermercados.

Leninha alerta a população que não precisa ter pânico, pois o estoque do setor de secos (arroz, feijão, óleo, macarrão) é suficiente para um longo tempo.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contato com outros mercados, eles mantiveram o mesmo posicionamento, e informaram que a defasagem é apenas no setor de frutas, verduras e carne. O gerente de uma rede de supermercados, explicou que as lojas pretendem diminuir o volume de venda para pessoa jurídica, visando o abastecimento dos lares.

Segundo Flávio Cury, empresário que possui depósito de gás e transportadora, o estoque levando em consideração o nível diário de venda daria apenas para um dia, mas caso aumente, acabará ainda nesta quinta-feira (24). “Nosso estoque já acabou, pois não estamos reabastecendo e o fluxo normal de vendas aumentou”, pontua ele.

Cury disse ainda, que a greve é legítima e positiva para a sociedade, pois todos estão sofrendo. “Eu tenho carreta, estão paradas,  demiti o motorista, não tem condições de rodar, todos estão sofrendo com a alta dos preços. Fiz questão de ir lá e ajudar eles [caminhoneiros]doei tendas para que eles possam se proteger do sol”, disse.

“Como a gente não recebeu o gado tivemos que adiar o leilão, para nós o prejuízo chega a R$1 milhão por não realizar o evento, mas isso recuperamos em outra edição, quem sofre um pouco mais são os produtores que precisam escoar o gado”, enfatiza Agda Freitas, da Leilosin.

Por telefone, o setor de recursos humanos do frigorífico Marfrig, explicou que na quarta-feira foi necessário liberar parte dos funcionários, pois não houve abate. Cerca de 600 bovinos estavam no curral e na manhã de quinta-feira eles conseguiram a liberação para abater os animais, caso a greve continue, possivelmente a unidade não terá expediente na sexta-feira (25).

Outro órgão que foi afetado por conta da paralisação foi à unidade penitenciária de Paranaíba, que possui três botijões de 190 quilos de gás a granel e utiliza cerca de 30 quilos por diária para preparar cerca de 380 refeições.

Segundo a nutricionista responsável pela cozinha, o quantitativo na dispensa suportaria mais três dias, por conta disso eles compraram alguns botijões de P45 (gás comum) para evitar problemas futuros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba