RÁDIOS
Paranaíba, 20 de abril

Comunidade se mobiliza para reativar biblioteca municipal

Prédio está fechado há quatro anos por risco na estrutura física

Por Roberto Chamorro
31/05/2016 • 18h37
Compartilhar

Um grupo criado por meio do Whatsaap está mobilizando moradores de Paranaíba, interessados na reativação da Biblioteca Municipal Nancylta Salgueiro, fechada há quatro anos, desde que o prédio foi condenado por conta do risco na estrutura física do prédio.

Uma ex-usuária da biblioteca, na véspera do feriado de Corpus Christi, lançou o grupo com o nome “Queremos a biblioteca”, que logo recebeu a adesão de dezenas de usuários do aplicativo. De acordo com Andreia de Oliveira, “se deixarmos esse patrimônio se perder, estaremos perdendo mais que um prédio, um espaço ou verbas; estaremos perdendo conhecimento, cultura e educação. Uma sociedade que não lê é uma sociedade de cegos”, acentuou.

Desde que iniciou a campanha, Andreia modera as intervenções de pessoas dispostas a apoiar a causa. Ela lembra que em 2015 acionou o Ministério Público com a mesma finalidade, mas não obteve resultado.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Integrantes do grupo se lembram do acervo, do prazer em pesquisar, por exemplo, na Enciclopédia Barsa - classificada como uma das mais completas do mundo. A própria organizadora do grupo recorda que a biblioteca tinha ótimos livros, uma excelente história da arte e poesias, além de um raro exemplar de “Os Lusíadas” (Luiz Vaz de Camões, editado em 1572),  em capa dura.

Outra ex-usuária também comenta: “Uma biblioteca fechada não prejudica só uma pessoa, mas a população em geral e principalmente os estudantes, que não têm lugar de fazer pesquisas e acessar a livros para ampliar seus conhecimentos”, opina. 

Os integrantes do grupo que reúne educadores, profissionais liberais e pessoas que frequentavam a biblioteca marcaram reunião para esta quinta-feira (2), na sede da OAB.

OUTRO LADO

A secretária de Cultura de Paranaíba, Ruth Marcela de Souza, ainda não tinha tomado conhecimento do grupo, mas considerou válida toda a iniciativa. Ela lembrou que apresentou uma proposta ao Fundo de Incentivo à Cultura, com o projeto de restauração e manutenção do local e está aguardando decisão da Secretaria de Estado de Cultura

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba