Rádios On-line
FERIADO

Dia da Consciência Negra é feriado municipal desde 2011

O comércio local ficou dividido quanto ao funcionamento nesta sexta

20 NOV 2020 - 09h:21Por Talita Matsushita

Desde o ano de 2011 o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é considerado feriado municipal em Paranaíba. Com isso, repartições públicas e bancos encerram os atendimentos nesta quinta-feira (19) e retornam somente na próxima segunda (23).

O comércio local ficou dividido quanto ao funcionamento nesta sexta, porém, grande parte decidiu abrir as portas. A Acip (Associação Empresarial de Paranaíba) publicou informativo de que iria seguir a legislação municipal e não teria expediente. Funcionários de indústrias e comércio ficaram em dúvida quando à legislação trabalhista.

A data é comemorada oficialmente no país desde 2011, pela Lei 12.519, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O Dia da Consciência Negra é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e luta da cultura negra.

A lei não incluiu a comemoração no calendário de feriados nacionais, uma vez que o Congresso nunca legislou sobre o tema. O dia foi incluído no calendário escolar em 2003.

 

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13