Rádios On-line
SAúDE PúBLICA

Dia de luta contra hepatite esgota kits de testes rápidos

Rotary contribui para atendimento em PSFs de Paranaíba

30 JUL 2016 - 22h:41Por Roberto Chamorro

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no ultimo dia 28 de julho foi comemorado com muito trabalho neste sábado em duas unidades do Programa de Segurança da Família (PSF).  De acordo com a coordenadora municipal de DST AIDS, em Paranaíba, Ana Beatriz Barros Barbosa, todos os 200 kits enviados pelo Programa estadual de DST/AIDS foram utilizados ainda na parte da manha.

Os PSF Ana Lygia, no Jardim América e Lourdes, no bairro da Iacal abriram neste sábado de 07h00min as 16h00min horas para atender a população. A coordenadora informou que para continuar o atendimento, o Rotary Clube de Paranaíba cedeu 75 kits para testagem rápida. Durante o dia, equipes da secretaria de saúde, alem da testagem rápida para hepatites virais, promoveram a vacinação de hepatite B e conscientização em relação a essas doenças.

O Rotary Clube de Paranaíba participa da Campanha Mundial Hepatite Zero, onde rotarianos assumiram o desafio de ajudar no diagnóstico da presença do vírus, para conter a doença antes de ocorrerem os danos que ela acarreta ao fígado.

Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados.  Nesta 2ª feira, o departamento municipal de DST/AIDS do município apresenta um balanço do atendimento.    

Deixe seu Comentário