Rádios On-line
9194
CBN AÇÃO 2019 PAULO VICENTE
DOAÇÃO DE SANGUE

Doações de sangue no inverno aumentam em Paranaíba

Nos dias mais frios a tendência é diminuir as doações, que chegam a cair 35%

10 JUL 2019 - 17h:18Por Alex Santos

Diferente do que ocorre em outras regiões do Estado, os dias frios não afastaram os doadores de sangue do Hemonúcleo de Paranaíba. Com a chegada dos dias mais frios a tendência é diminuir as doações de sangue, que chegam a cair 35% em relação ao registrado em outras épocas do ano, de acordo com a Fundação Pró-Sangue. Para incentivar a prática, é realizado a campanha Junho Vermelho, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo movimento “Eu Dou Sangue”.

Fabiele Cristine de Queiroz Borges, responsável pelo Hemonúcleo em Paranaíba, conta que no município, mesmo com temperaturas mais baixas as doações não sofreram alterações, devido ao período de realização da exposição agropecuária, onde os doadores frequentes recebem benefícios, como a meia entrada. “Aqui é um pouco diferente, por ser na época da festa agropecuária. O frio não impede os doares”, disse.

O período também é importante para o Hemonúcleo, que registra grande aumento na lista de novos doadores. O centro é responsável por abastecer as cidades de Aparecida do Taboado, Inocência e Cassilândia, e o estoque de bolsas de todas as tipagens sanguíneas permanecem em alta. “Nesse período também temos novos doares. Estamos com estoque suficiente”, falou.

O Hemonúcleo de Paranaíba recebe aproximadamente cerca de 150 doações mensais, de doares do município e também das cidades vizinhas, que são cobertas pelo centro.

DOAÇÃO DE SANGUE

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; não estar gripado, ou com outras infecções e pesar no mínimo 50 Kg. Pessoas de 16  a 18 anos podem doar sangue, mas, acompanhado pelos responsáveis. Pessoas de 18 a 60 podem realizar doação frequentemente. 
Os interessados deverão comparecer no Hemonúcleo de Paranaíba para triagem. O local fica anexo ao prédio da Santa Casa de Paranaíba, os atendimentos são realizados das 7h às 11h30 de segunda a sexta.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13