Rádios On-line
ECONOMIA

Encontro reúne mais de 200 mulheres camponesas do Bolsão

Comitê das Mulheres vai em busca de recursos no MDA

19 MAR 2016 - 18h:36Por Roberto Chamorro

Aproximadamente 200 mulheres camponesas procedentes dos oito municípios da Costa Leste participaram, hoje, em Paranaíba, do I Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão, promovido pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial  (NEDET), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Coordenação de Educação no Campo da Secretaria de Educação do município.

Uma exposição com produtos dos assentamentos rurais e agricultura familiar dos oito municípios atraiu os visitantes pela variedade e qualidade dos produtos.  O evento foi marcado por uma série de palestras sobre políticas públicas para mulheres e extensão rural para agricultura familiar, além de roda de conversa sobre motivação e descontração para bem viver.

O delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário Gerson Fassina destacou a importância do programa  “Territórios”  que busca fortalecer a agricultura familiar. “O evento é importante para apoiar a luta das mulheres no âmbito da agricultura familiar”, ressaltou.

Na ocasião, foi formado o Comitê das Mulheres do Território do Bolsão integrado por representantes dos municípios.  A partir deste comitê será possível o Território do Bolsão habilitar se a linha de fomento para maior apoio para a produção das mulheres camponesas.

A coordenadora de Educação do campo do município, Maria Ângela Pedroso, responsável pela articulação municipal  em Paranaíba, revelou que um dos próximos passos do movimento será a instalação de uma feira de comercialização que deverá ser feita pelo menos uma vez por mês na praça do Carnaíba.

 

Deixe seu Comentário