RÁDIOS
Paranaíba, 24 de abril

Enfermeira é primeira paranaibense a ser vacinada contra covid

Cronograma inicial da Secretaria de saúde prevê imunizar os profissionais de Saúde

Por Talita Matsushita e Alex Santos
20/01/2021 • 11h14
Compartilhar

O início da vacinação contra a Covid-19 em Paranaíba foi na manhã de quarta-feira (20). O ato aconteceu às 9h na Santa Casa de Paranaíba. A primeira pessoa a receber o imunizante foi uma mulher, a enfermeira Lorraine Fernandes da Cunha, funcionária de todos os setores da Santa Casa, e trabalha na linha de frente contra a covid-19. A aplicação foi feita pelo próprio secretário municipal de saúde, que também é médico, Amauri Mariano.

Enfermeira há 12 anos, Lorraine contou que trabalhar na linha de frente de combate à Covid-19 tem sido uma experiência com uma grande carga de responsabilidade. Ao falar sobre a vacinação, ela destacou a importância de todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente.

“É uma honra ter sido escolhida para ser a primeira pessoa a ser vacinada e representar toda a equipe de enfermagem. A Covid-19 é uma doença nova que está levando muitos profissionais e familiares a óbito e a vacina é o reforço da esperança para que possamos, imunizados, ajudar e dar mais segurança aos pacientes no ambiente de trabalho. Estou muito feliz e esperançosa com a vacina”, disse.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cronograma inicial da Secretaria de saúde prevê imunizar os profissionais de Saúde que trabalham na linha de frente e idosos acima de 60 anos institucionalizados, conforme orienta o Ministério da Saúde. 

O imunizante chegou em Paranaíba na terça-feira, sob escolta policial. Inicialmente a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que a cidade receberia 3.040 doses da vacina Coronavac, do instituto Butantan e laboratório chinês Sinovac, entretanto apenas 850 doses foram disponibilizadas para o município, o que corresponde à aplicação em 425 pessoas, visto que cada pessoa recebe duas doses da vacina. 

Amauri Mariano, secretário municipal de Saúde, explicou que o plano compreende quatro etapas e o quantitativo para as demais pessoas ainda serão definidos e repassados ao Município através de um cronograma estipulado pelo Plano Estadual.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, por falta de material para fabricar o imunizante no Instituto Butantan as doses disponibilizadas para a ação emergencial foram menores para todo o território nacional. Mato Grosso do Sul foi contemplado com 158.760 doses do imunizante Coronavac, suficientes para imunizar 79 mil pessoas.

 

Inocência

Inocência deu o ponta pé inicial na vacinação na terça-feira (19). A imunização contra a Covid-19 ocorreu no hospital de Campanha Municipal, por volta das 15h.

O médico e diretor Clínico do Hospital, Lucas Brizzantte Silva, foi o primeiro a receber o imunizante no município. 
Inocência recebeu 216 doses da vacina Coronavac. Conforme plano municipal de imunização, 108 doses serão aplicadas entre funcionários da área de saúde e idosos residente do Lar dos Idosos do município.

Cassilândia

Em Cassilândia a vacinação também começou a na terça-feira. O médico Luiz Umberto Cardoso foi o primeiro paciente a tomar a Coronavac. O ato aconteceu pela manhã na sede da secretaria de saúde do município. Segundo a Secretaria de Saúde de Cassilândia a cidade recebeu 538 doses da Vacina contra a Covid-19, a previsão é que o município recebesse 1784 doses; 269 pessoas serão imunizadas na cidade garantindo a aplicação de duas doses por paciente em um prazo de quinze dias.

O plano de imunização prevê imunizar profissionais de saúde na linha de frente do combate ao Coronavírus, trabalhadores e moradores com 60 anos.

Aparecida do Taboado

Aparecida do Taboado iniciou nesta terça-feira (19) a imunização contra a Covid-19. Segundo a secretaria de saúde do município, profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus e idosos residentes do Lar de idoso da cidade serão vacinados, totalizando 406 doses do imunizante.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba