RÁDIOS
Paranaíba, 19 de abril

Escorpião: Paranaíba tem um ataque por dia

Mulher atacada diz ter pensado em amputar mão; infestação é considerada alta

Por Alex Santos
17/02/2019 • 06h00
Compartilhar

Números referentes a 2018 mostram que 319 pessoas foram picadas por escorpião em Paranaíba - média pouco abaixo de um ataque por dia. E a situação não mudou, em 2019. Só em janeiro houve 33 casos. Todos os bairros do município têm registro de aparecimento e ataques de escorpiões.

Os dados foram divulgados na quarta-feira (13) pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do município. O levantamento é realizado a partir do momento em que o paciente relata na Santa Casa da cidade ter sofrido um ataque de escorpião. Em seguida, uma notificação é enviada ao departamento. 

Maria Aparecida Barbosa, de 34 anos, é uma das vítimas do aracnídeo. Na casa onde mora com duas crianças há terrenos com entulhos, onde, por diversas vezes, encontrou escorpiões.  “Fui picada nas mãos. A dor é terrível. Achei que teria que amputar” relatou.

HABITAT
Terrenos baldios, mato alto e locais sujos são ambientes atrativos para proliferação de escorpiões. Segundo Carla Patrícia, enfermeira do departamento de Vigilância Epidemiológica de Paranaíba, não é aconselhável o uso de inseticidas que prometem matar escorpiões, no momento da aplicação o animal pode ser desalojado e entrar para as residências. “A prevenção é a melhor orientação”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba