RÁDIOS
Paranaíba, 19 de abril

Escorpiões preocupam moradores da área central

Casos têm sido recorrentes; picada pode até matar

Por Talita Matsushita e Lucas dos Anjos
17/03/2018 • 09h04
Compartilhar

O aparecimento de escorpiões e outros animais peçonhentos tem tirado o sossego de moradores de Paranaíba, até mesmo área central da cidade. Moradores da rua Barão do Rio Branco relatam que em um terreno sujo,

A estudante Fernanda Caroline, de 20 anos, contou que há dois meses apareceu uma cobra na calçada e outra na sala da casa.

“Não sei mais o que fazer, porque tenho um bebê de seis meses e esses bichos não param de aparecer aqui”, disse.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Isso preocupa a gente, porque se meu filho for picado por um escorpião ele pode até morrer”, disse.

A chefe do Departamento de Controle de Vetores, Ymara Lucia Zanin Palchetti, disse por telefone que a divisão irá notificar o dono do terreno, que pode ser multado e denunciado à Secretária de Saúde e à Vigilância Ambiental.

Nessa época do ano, o aparecimento de animais peçonhentos é maior, principalmente do escorpião amarelo (Tityus serrulatus), o mais comum. 

A picada do animal pode acarretar riscos à saúde e até matar.

O Controle de Vetores informa que em caso de aparecimento dos escorpiões moradores podem ligar para o telefone 3669-0093 e pedir atendimento.

Também orienta sobre cuidados para evitar e diminuir os riscos da picada, como: sacudir roupas e sapatos antes de usar, afastar camas da parede, não deixar as roupas de cama encostadas no chão; cuidados com cortinas, tapetes de banheiro e de cozinha onde o animal pode ficar enroscado.

Outra orientação é, se alguém for picado por animais peçonhentos, que seja levado imediatamente ao hospital e, se possível, manter o animal vivo em um frasco fechado, para identificação e aplicação do soro antiofídico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba