RÁDIOS
Paranaíba, 28 de março

Estudantes criam maquete do Eniac

Primeiro computador digital do mundo serve como tema para debate em sala de aula, em escola estadual de Paranaíba

Por Talita Matsushita
18/08/2018 • 09h03
Compartilhar

Alunos da Escola Estadual Aracilda Cìcero Correa da Costa, de Paranaíba, reproduziram quatro maquetes do Eniac - o primeiro computador do mundo. Tudo foi feito com material reciclável por cerca de 60  estudantes de um curso técnico em informática, após proposta da coordenadora Valdilaine Ferreira dos Santos. 

Eniac, que significa computador integrador numérico eletrônico, foi o primeiro produzido em grande escala, na década de 1940. 

A proposta seguiu a onda dos  “challengers” - desafios lançados na internet - e o Dia da Informática, 15 de agosto. “No início, eles ficaram assustados porque o Eniac original media 30 metros. Depois, começaram a pesquisar e se interessaram. O resultado foi maravilhoso”, disse.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal reflexão da experiência foi a revolução tecnológica. “Será que o ser humano está acompanhando esta evolução? Este foi o debate que propus a eles”, revelou.

Aynne Resende, de 17 anos, disse que o desafio não foi bem aceito no começo, principalmente pelo tamanho do Eniac. Isso, contudo, ampliou o desafio e motivou a pesquisa. “Utilizamos tampas de garrafas pet, demonstramos aparelhos de telefone antigos, papelão e tinta”, contou.

A aluna Thays Yoshida Sumida, de 16 anos, disse que os avanços tecnológicos são rápidos. “Em menos de um século, o que tinha 30 metros evoluiu muito e já cabe dentro de smartphones, na palma da mão”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba