RÁDIOS
Paranaíba, 24 de abril

'Super Feriadão' da Prefeitura revolta e afeta rotina de pais

Apenas repartições públicas não atenderão nesta segunda-feira

Por Alex Santos
15/11/2019 • 10h44
Compartilhar

O decreto publicado pela prefeitura municipal de Paranaíba, anunciando a antecipação do feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado na quarta-feira (20), para esta segunda-feira (18), causou repercussão e levantou questionamentos de pais que dependem do funcionamento de Ceinfs (Centro de Educação Infantil) e escolas do município.

O transtorno segundo alguns pais, seria onde deixar os filhos, pois a paralisação afetaria apenas repartições públicas, enquanto que, comércios e fábricas do município funcionarão normalmente.

Regina Sobrinho Vieira, destacou o fato da antecipação do feriado para a segunda-feira apenas para a prefeitura e não para a cidade. A mudança afetaria a rotina de pais que dependem das repartições públicas. “Engraçado, o feriado é só para a prefeitura, então deveria ser para o comércio todo, pois muitas mães trabalha e não tem onde deixar os filhos”, comentou.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a preocupação da Carol Neves, em comentário na matéria publicada pelo JPNews, é o fato das creches do município não atender. “É um absurdo, as creches não vão abrir. Teria que ser feriado para todo mundo desse jeito”, expressou.

Para Roberson Márcia, a mudança, além de afetar a rotina de muitos pais, também traz consequências para o comércio do município. “Isto é um absurdo, não pelo feriado, mas sim pela junção, pois um feriadão deste tamanho só trás a falência do nosso comércio, que já está falido, enquanto outras cidades já estão se preparando para vender”, comentou.

Feriadão decretado

Os servidores municipais terão um feriadão com a comemoração da Proclamação da República, comemorado no próximo dia 15 (sexta) e Dia da Consciência Negra comemorado em 20 de novembro (quarta-feira), porém o prefeito Ronaldo José Severino de Lima decretou que a data será antecipada para a próxima segunda-feira (18).

O decreto diz que o dia 20 de novembro será uma quarta-feira e que a alteração do feriado para a segunda-feira (18) é conveniente para o servidor e a Administração Pública., além disso não ocasionará prejuízo às atividades da Prefeitura, já que no dia 20 haverá expediente normal nas repartições municipais.

O decreto não se aplica a serviços considerados essenciais  e que não possam ser paralisados, os serviços essenciais são aqueles considerados urgentes e que podem causar danos caso sejam interrompidos ou não fornecidos.

O feriado da Consciência Negra em Paranaíba foi instituído em 19 de outubro de 2011.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba