RÁDIOS
Paranaíba, 23 de abril

'Fezes, pombos mortos e mau cheiro', dizem pedestres sobre Carnaíba

Reclamações se estendem ao prédio onde funcionaria o "lanchódromo"

Por Leonardo Guimarães
13/07/2018 • 13h39
Compartilhar

Pedestres e usuários das instalações do Centro de Eventos Carnaíba, localizado na avenida Francisco Faustino Dias, em Paranaíba (MS), tem reclamado do número de pombos que habitam o local, da sujeira deixada por estas aves e dos riscos à saúde que elas oferecem. O local é utilizado por esportistas para prática de Skate e por pessoas que fazem caminhadas e exercícios físicos nas calçadas centrais da avenida.

Maura Ferreira, dona de casa e frequentadora do local, afirmou ao JPNEWS que a situação está insuportável. “Fezes, filhotes mortos, penas e muita sujeira. Está é a realidade do local. Está ficando impossível fazer caminhada naquele lugar”, contou.

A dona de casa ainda afirma que a situação piora em dias de eventos, pois no período da tarde, um caminhão-pipa apenas joga água no local, deixando poças onde estes pombos “tomam banho”, além da água misturada com fezes destas aves que escorrem pelas calçadas.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando tem algum evento a situação piora. Eles jogam água mas não limpam o local. Fica aquela água empoçada, os pombos fazem a maior bagunça e aquele líquido sujo, misturado com sujeira e fezes escorre pela calçada toda. É um cheiro insuportável. Isso causa até prejuízo para quem vai colocar barracas de comida no local, pois os pombos ficam nas estruturas logo em cima, podendo defecar sobre as barracas, mesas e os alimentos. É comum isso acontecer quando as pessoas estão caminhando ali. Já vi muita gente sendo atingida pelas fezes deles e saindo sujas de lá.”, afirmou.

Odilon Gonçalves, aposentado e também frequentador, contou que evita fazer caminhadas no local. “Eu tenho evitado fazer minhas caminhadas ali. É muito descaso e muita sujeira. Sem falar no risco de doenças que esses animais oferecem.”, disse.

O aposentado afirmou se preocupar também com os comerciantes do local. “Ali tem um grande supermercado e outros comércios. Essa situação deve ser desagradável para estes comerciantes”, ressaltou.

No local, na parte de baixo das estruturas de palco, funcionam órgãos públicos e o PROCON de Paranaíba. As dependências do Carnaíba também são usadas para ensaio da banda municipal, composta por jovens e adolescentes.

As reclamações não se resumem ao Centro de Eventos Carnaíba, mas também se estendem ao prédio onde funcionaria o "Lanchódromo". Local onde, segundo a população que passa pelas proximidades, está abandonado, sujo e com forte cheiro de urina e fezes.

Riscos

Os pombos são conhecidos por serem portadores de uma grande variedade de doenças hospedeiros para outros tipos de pragas. As pessoas também podem desenvolver sintomas semelhantes aos da gripe, devido aos esporos dos excrementos destes animais.

Estes animais são hospedeiros de pragas e parasitas como os carrapatos, as pulgas e os ácaros das aves, que podem ser transferidos para as pessoas por contato direto ou indireto.

Algumas doenças causadas por pombos

1. Criptococose

A criptococose é uma das principais doenças transmitidas pelos pombos urbanos e é causada por um fungo que vive e se desenvolve nas fezes. Quando esse fungo é respirado, primeiro infeta os pulmões, mas depois pode se espalhar pelo organismo e até causar um tipo grave de meningite. 

Possíveis sintomas: os mais comuns incluem sensação de falta de ar, espirros constantes, coriza, fraqueza e dor pelo corpo todo.

2. Salmonelose

Embora a salmonelose seja mais frequente após a ingestão de alimentos mal lavados ou mal preparados, a transmissão da bactéria Salmonella também pode ocorrer devido ao cocô dos pombos. Isso acontece porque quando as fezes secam e viram poeira, podem ser transportadas pelo vento até frutas e vegetais que, se não forem bem lavados, podem contaminar o corpo.

Possíveis sintomas: podem incluir náuseas e vômitos por mais de 24 horas, diarreia intensa, febre baixa e dor de barriga constante.

3. Encefalites virais

Os pombos são um dos reservatórios mais importantes para vírus como o vírus do Nilo Ocidental ou da encefalite de São Luis. Estas doenças podem infectar o sistema nervoso e causar diferentes sintomas, incluindo perda de consciência e risco de morte. Este tipo de encefalite é transmitido pelos mosquitos, que após picar os pombos, podem picar os humanos e passar o vírus.

Possíveis sintomas: variam de acordo com o vírus e gravidade, no entanto sintomas frequentes são forte dor de cabeça, febre alta e convulsões, por exemplo.

4. E. coli

A E. coli, também conhecida como Escherichia Coli, é uma bactéria que vive no intestino dos humanos, mas que também está presente em grande quantidade nas fezes dos pombos. Para evitar este tipo de infecção é importante lavar as mãos depois de estar num ambiente com pombos, como parques, por exemplo.

Possíveis sintomas: é frequente surgir dor abdominal, cansaço excessivo, náuseas, vômitos e diarreia. 

5. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença muito associada às fezes dos gatos, mas que também pode ser transmitida pelo cocô de pombo. Embora em pessoas saudáveis, o parasita desta doença não cause qualquer sintoma, em pessoas com o sistema imune enfraquecido, como grávidas, idosos ou crianças pode causar um infecção generalizada.

Possíveis sintomas: são muito semelhantes aos de um resfriado, incluindo febre, dor muscular generalizada, cansaço e ínguas no pescoço.

A redação tentou entrar em contato com o secretário de Obras do município, Túlio Botelho, mas as ligações não foram atendidas.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba