RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Gatos desaparecem e dono suspeita de envenenamento

O jovem disse que ainda não fez o boletim de ocorrência pois está juntando provas

Por Talita Matsushita e Lucas dos Anjos
08/05/2018 • 14h57
Compartilhar

Três gatas despareceram da casa do auxiliar de produção Julio Cesar Kawakita, 23 anos, morador da rua Joaquim Murtinho, área central de Paranaíba (MS). Dos três animais um foi encontrado morto, há duas semanas, ele suspeita que a gata tenha sido envenenada por vizinhos. Ele se mudou recentemente para o local há cerca de dois meses.

“Algumas pessoas que moram na rua há mais tempo me disseram que não podemos ter animal de estimação, pois tantos os gatos, como cachorros sempre somem ou aparecem mortos. Os vizinhos ainda me falaram que algumas pessoas não gostam e sempre dão veneno”, disse.

O sumiço, segundo ele, teria ocorrido há duas semanas durante o dia, e o animal morto foi encontrado a noite, no quintal de sua casa. Ele não estranhou o desaparecimento pois os animais sempre saíam para passear e voltavam.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O animal encontrado chamava-se Menininha, e tinha aproximadamente dois anos de idade.  Já os animais que desapareceram eram Pérola de cinco anos e Toquinha de cinco meses.

“Eu sempre cuidei dos meu gatos com amor e carinho. Alguém maldoso fez essa crueldade”, disse.

O jovem disse que ainda não fez o boletim de ocorrência pois está juntando provas para levar até a Polícia e poder provar que a pessoa que ele suspeita teria cometido o crime. “Já tenho algumas fotos e relatos que me levam a acreditar que realmente é a pessoa que eu suspeito”, disse.

Para tentar amenizar a perda dos animais, Julio adotou outros três gatos e espera que os felinos não sofram com maus-tratos.

Lei

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.

Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno, em seguida a orientação é registrar um boletim de ocorrência.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba