Rádios On-line
7927
TEMPO SECO

Incêndio em pastagem é controlado com ajuda de avião

O comandante disse que a estiagem de120 dias na região pode ter colaborado para a propagação maior

11 SET 2018 - 15h:56Por Talita Matsushita

Após dez dias de trabalho os Corpo de Bombeiros de Paranaíba conseguiu com a ajuda de um avião da corporação de Campo Grande controlar o fogo em uma pastagem na região de Inocência. A área é de difícil acesso e os militares não conseguiam chegar com a viatura até as chamas, foram utilizados tratores e caminhonetes cedidos por produtores rurais.

De acordo com o major Flavio Elias, comandante do Subgrupamento, o incêndio teve início entre os dias 30 e 31 de agosto, porém os bombeiros só foram acionados no dia 1º de setembro. “Foram 12 dias de incêndio e trabalhamos todos estes dias. O grupamento aéreo de Campo Grande sobrevoou toda a Serra da Moranga e identificou que os focos estavam todos individualizados e com isso consolidamos a tarefa desse incêndio florestal”, observou.

O comandante disse que a estiagem de120 dias na região pode ter colaborado para a propagação maior. “Pode ter sido alguma tentativa de queimada controlada ou alguém que tenha jogado alguma bituca de cigarro, isso tudo provoca faísca, mas o que prejudicou foi o vento, que foi forte e levou fagulhas para longe”, disse.

Em caso de incêndio, o major orienta que a primeira coisa a se fazer é chamar o Corpo de Bombeiros, principalmente em grandes áreas. “Construa aceiros e não demore comunicar o Corpo de Bombeiros, às vezes passa horas e dias e o fogo já perdeu o controle e isso dificulta apagar o fogo”, explicou.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300