RÁDIOS
Paranaíba, 24 de abril

Lâmpadas de postes acesas durante o dia geram desperdício de energia e dinheiro

A equipe de manutenção ao ver o problema deve resolvê-lo, segundo secretário de Obras

Por Talita Matsushita
04/02/2019 • 14h40
Compartilhar

Uma das taxas na conta de energia elétrica é a Cobrança de Iluminação Pública (CIP). O valor da CIP é calculado de maneira estimada com base no tempo em que a luz fica acesa, o valor do quilowatts e o número de postes da cidade. Alguns desses requisitos são variáveis, como o tempo em que o poste fica aceso, por exemplo. O problema é quando a lâmpada fica acesa o dia todo, o que gera desperdício de dinheiro; isso é o que tem acontecido em Paranaíba.

Não é difícil encontrar pela cidade ruas em que os postes têm lâmpadas acesas durante o dia, e em alguns pontos até mais de um poste por quarteirão. De acordo com Tulio Neles Brink Botelho, secretário de Obras, não há uma equipe responsável por vistoriar lâmpadas acesas durante o dia, porém a equipe de manutenção ao ver o problema deve resolvê-lo.

“É um fato que acontece, mas não em grande quantidade. Não temos uma equipe que fica anotando estas lâmpadas com defeito, as pessoas reclamam e a gente atende”, disse.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Botelho,  são sete possibilidades que levam a lâmpada a ficar acesa durante o dia, e o defeito pode aparecer a qualquer hora. “A própria equipe que faz a manutenção deve fazer o reparo assim que notar o defeito, não precisa estar escrito no papel”, observou.

Ele destacou que o caminhão usado para a manutenção tem material suficiente para atender uma infinidade de lâmpadas no mesmo dia, não sendo levado a campo somente o material do que está previsto nas demandas do dia.

“O funcionário é autorizado a fazer o serviço e não somente atender as reclamações, qualquer defeito que aparecer eles podem resolver, mesmo que seja um cidadão o abordando na rua”, pontuou.

Hoje são duas equipes para manutenção, sendo que uma delas é acionada quando a demanda aumenta. “Ultimamente esta segunda equipe não está sendo utilizada, mas a primeira equipe consegue atender esta demanda, tem até uma certa ociosidade”, disse.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba