RÁDIOS
Paranaíba, 18 de abril

Morador de Paranaíba grava vídeo com 'ovo de plástico da China'

O vídeo tem 3,2 mil visualizações e mais de 120 compartilhamentos

Por Talita Matsushita
20/08/2018 • 15h41
Compartilhar

Um morador de Paranaíba publicou vídeo nas redes socais fazendo um alerta para quem compra ovos na promoção, segundo ele, os ovos são de plástico, não possuem cheiro de ovo e parecem emborrachados. No vídeo ele aparece com algo semelhante a um ovo frito e ao debulhar diz que o alimento parece não ser verdadeiro.

“Galera de Paranaíba, vocês tomem cuidado, quem compra 30 ovos a R$ 8, ou R$ 10. Não sei se é da China ou do Japão, não sei de onde é, mas chegou em Paranaíba o ovo falso”, relata no vídeo. Ele foi identificado apenas como Douglas.

Ele segue dizendo a película da casca do ovo é de papelão, além de ser grossa é dura e elástica. “Se você provar é papelão, não tem gosto de nada. Trem esquisito, ruim”, diz.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jovem finaliza dizendo que é preciso ter cuidado ao comprar ovos em grandes quantidades e com preços baixos. “Fiquem espertos, chegou em Paranaíba o tal do ovo falso”, finaliza.

Ao ser procurado pela reportagem, o jovem disse que não iria comentar o assunto e nem daria detalhes sobre a gravação.

O vídeo tem 3,2 mil visualizações e mais de 120 compartilhamentos. Entre os comentários está Francisca Fátima dos Santos, que se disse indignada.  “A princípio achei que era mentira, mais, hoje meu tio comprou destes ovos e abri um e comprovei, gente a película é plástico, não tem cheiro de ovo e quando frita fica emborrachado. Temos que denunciar estes ovos da China. Cadê a Vigilância Sanitária nestas horas, tá fácil de pegar, o carro tá andando pela cidade”, publicou em rede social.

Ovos da China

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil não importa esse produto do país asiático. A informação de que o ovo foi feito de plástico por conta da textura que apresenta também não é verdadeira. Segundo especialistas, o ovo vai se liquefazendo.

Um ovo que acabou de ser posto pela galinha tem as camadas muito bem definidas. A clara, próxima à gema, é chamada de clara densa, e a que fica mais afastada da gema, é a clara líquida. Com o tempo, o ovo vai envelhecendo e vai liberando água. Assim, a clara densa se une à líquida e o ovo fica mais fluido, parecendo que o ovo está aguado.

O ovo é poroso, com o tempo vai fazendo troca de gases com o ar ambiente e, depois que se liquefaz, a água começa a evaporar e faz com que a membrana que recobre o ovo internamente, formada por queratina, se resseque com o passar do tempo.

Quando o ovo vai perdendo a sua densidade, com o seu conteúdo diminuindo, essa membrana resseca e fica mais próxima da gema. Isso acontece quando o produto vai ficando velho. Então parece que o ovo tenha uma consistência mais plástica.

Ovos de plástico

Ao menos desde 2017, outro vídeo que diz mostrar como são feitos os ovos falsos na China também circula pelas redes. Nas imagens, é possível ver mulheres colocando uma substância viscosa em um molde no formado de um ovo. As imagens foram compartilhadas recentemente em grupos de rede social com o texto "Polícia chinesa desmonta fábrica para fabricar ovos artificiais a partir de materiais plásticos e de resíduos humanos não comestíveis". A informação, porém, é falsa.

O vídeo, na verdade, mostra o processo de produção de um brinquedo conhecido popularmente como "geleca". Nesse caso, especificamente, a pasta maleável tinha formato de ovo. Reportagens desmentindo a mesma informação foram publicadas nos meses de abril e maio deste ano por agências de checagem da França e da índia, o que mostra a circulação global do boato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba