RÁDIOS
Paranaíba, 23 de abril

Moradores pedem solução para rua e se revoltam com falta de resposta

Além dos buracos ao longo da via, problemas na rede de esgoto também incomoda

Por Lucas dos Anjos
22/08/2018 • 07h46
Compartilhar

Água de esgoto e buracos, essa tem sido a vida dos moradores da rua Nilson Pimenta de Melo e Belo Horizonte no bairro Industrial de Lourdes em Paranaíba (MS). Mesmo com denuncia no JPNEWS, constantes reclamações a Prefeitura Municipal e até abaixo assinado nenhuma medida foi tomada por parte do poder público.

“Nós já denunciamos, pedimos para vir consertar, mas não fizeram nada, aí uma vizinha jogou um pouco de terra no buraco porque não tinha mais jeito de sair na rua”, contou uma moradora.

A água é de uso doméstico e deveria ser despejada no esgoto, porém há pelo menos 20 anos corre a céu aberto e gera indisposições aos moradores da localidade. O maior volume vem da Cohab do cemitério e só cessa o curso cerca de 800 metros a frente, na avenida Paraná, onde fica empossada e o odor é ainda pior.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O idoso, Jesuíno Vieira, contou que ele reside no local há mais de 20 anos e desde sempre a água escorre na rua. “É uma vergonha, essa catinga aqui na porta de casa, não posso nem sentar aqui fora, é desde sempre, tem uns 25 anos que eu moro aqui e sempre teve esse problema”, ele ainda questiona o poder municipal “Cadê o prefeito dessa cidade, parece que não temos prefeito, não temos Sanesul”, indaga o idoso.

De acordo com uma moradora da rua Belo Horizonte o canal do esgoto passa nas ruas adjacentes, mas como no inicio da via não há esgoto, as pessoas soltam a água utilizada para atividades domésticas na rua e isso faz com que ela acumule na via e cause mau cheiro.

“Esses dias eu estava saindo de casa quando percebi o carro já estava em cima e tomei um banho dessa água porca, assim é a vida aqui, se sai na rua suja os pés, se sai de carro suja a área, vamos vivendo desta forma”, assinala.

Quem também sofre com o problema há 20 anos, é a manicure Stela Alves, que tem uma filha recém-nascida e passou toda a dieta dentro de casa, temendo que a filha sofresse algum mal por conta da água. “Minha dieta toda foi dentro de casa, eu tinha medo de sair com minha filha e ela pegar alguma coisa, porque com certeza essa água é contaminada, e se para nós que somos adultos faz mal, imagina para uma bebe”, pontua a manicure.

De acordo com moradores, recentemente uma senhora estava passando pelo local e escorregou no lodo da água e caiu, eles, contam que ela não se feriu, mas o fato não foi o primeiro.

“A situação que a gente vive aqui é muito difícil, porque faz muitos anos e não posso nem aproveitar minha casa, como que sento aqui na frente com minha filha, se lá dentro já da dor de cabeça”, disse Stela.

Ela explica ainda, que tem dias que o odor está tão forte que é preciso fechar a casa para fazer as refeições e a família joga água e esfrega para tentar melhorar as condições da água.

Indignada, a manicure manda um recado ao chefe do executivo municipal. “O Ronaldo Miziara sabe que tem dinheiro para isso, ele deveria dar um jeito de fazer um esgoto para nós aqui na Nilson Pimenta de Melo, porque nós merecemos, pagamos impostos, somos seres humanos, quando os políticos precisam de votos eles vem nas nossas casas”, cobrou ela.

Nas eleições, segundo Stela, o atual prefeito e o vice, estiveram na residência dela e fizeram o compromisso de resolver junto ao Governo do Estado a situação do esgoto.

Por telefone, o secretário de Obras, Túlio Botelho, afirmou que parte da rua está sendo recapeado e checaria no projeto se a obra chegará até o ponto reclamado pelos moradsores, caso não seja, ainda hoje os buracos serão tampados.

A redação do JPNEWS tentou entrar em contato com o gerente da Sanesul (Saneamento de Mato Grosso do Sul) Gilvan Fonseca, mas as ligações não foram atendidas. 

* Matéria atualizada ás 8h42 para acréscimo de informações. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba