Rádios On-line
8993
MEDIDAS

Município registra aumento no número de queimadas

Plano de combate a incêndios é implantado após estudos

24 AGO 2019 - 08h:12Por Alex Santos

No primeiro semestre deste ano, 56 ocorrências de incêndios foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Ano passado, no mesmo período, 40 registros de queimadas foram notificados em Paranaíba. O município registrou em todo o ano de 2018, 113 ocorrências de queimadas.

O longo período de estiagem e a baixa umidade do ar são um dos fatores que propiciam o aumento dos registros de queimadas em áreas rurais e terrenos desocupados do município segundo, Ricardo Nascimento, tenente do Corpo de Bombeiros de Paranaíba. Ainda segundo ele a maioria dos incêndios florestais são provocados propositalmente. “A maioria são incêndios provocados. Falta conscientização da população”, disse.

As áreas de pastagens e vegetação nativa do município, são as mais afetadas pelas queimadas. Ao todo foram 53 solicitações atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Na área urbana, o registro foi menor, apenas três casos foram atendidos.

O período de alerta começou em julho e segue até 31 de dezembro. 

PLANO EMERGENCIAL

Um plano de operações de  combate a incêndios florestais foi implantado pela corporação, composto de militares de folga, onde são acionados para atendimentos fora da área urbana. “Ocorrências mais graves, esses militares são acionados”, finalizou.

PUNIÇÃO

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, a pena prevista para quem comete, provoca incêndios ou causa poluição de qualquer natureza, que ofereçam risco a saúde ou segurança alheia é de um a quatro anos de reclusão, ou pagamento de multa.
 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13