RÁDIOS
Paranaíba, 20 de abril

Mutirão realiza testes gratuitos de hepatite neste sábado

O mutirão acontece a partir das 8h na Praça da República

Por Alex Santos
02/08/2019 • 15h55
Compartilhar

O mutirão de testes gratuitos acontece neste sábado (3) a partir das 8h na Praça da República. O público alvo é especialmente homens e mulheres acima de 40 anos. São 300 kits de testes rápidos de hepatite disponibilizados para a população pelo Projeto “Hepatite Zero”. O mutirão de testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C é uma inciativa do Rotary Club de Paranaíba e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite. Esse é o terceiro de parceria.

No mundo, estima-se que mais de 400 milhões de pessoas que carregam o vírus das hepatites B e C, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. “A hepatite é uma doença silenciosa, é fundamental diagnosticarmos o mais breve possível, para diminuir o impacto que a doença pode causar no fígado e na saúde da pessoa. O teste é gratuito e não precisa estar em jejum”, disse Marcos Cesar Garcia Gasperini, presidente do Rotary Club de Paranaíba.

Ainda de acordo com Marcos Cesar, os testes foram doados por um grupo de ação rotariano, após Humberto Silva membro, rotariano, ter sobrevivido ao vírus, ao carregá-lo por 38 anos, sem ter percebido que era um portador. Depois de curado, fez um voto para que mais pessoas pudessem diagnosticar a doença gratuitamente.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É um grupo que arca com os custos dos testes, e nós do Rotary Club de Paranaíba ajudamos com o voluntariado”, falou.

A doença

As Hepatites B e C são inflamações no fígado causadas por vírus e constituem um grave problema de saúde pública no mundo. As hepatites B e C costumam ser silenciosas e acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma).

A transmissão das Hepatites B e C podem ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis, uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e para confecção de tatuagens.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba