RÁDIOS
Paranaíba, 18 de abril

Novo modelo de fiscalização em áreas rurais será implantado no município

Entre as estratégias, a principal será coletar informações nas propriedades rurais para maior agilidade em ocorrências

Por Alex dos Santos
19/10/2019 • 08h30
Compartilhar

Um novo modelo de policiamento em áreas rurais deverá ser implementado pelo 13º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Paranaíba. Além do município, Inocência, Cassilândia e Aparecida do Taboado - cidades fazem parte da área de comando do batalhão - também deverão receber o modelo.

A alteração foi apresentado na segunda-feira (14) a produtores rurais no Sindicato Rural do município. Inicialmente o novo modelo de patrulhamento rural comunitário servirá como projeto piloto, e posteriormente deverá ser expandido para todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

O modelo a ser implementado pela polícia consiste em obter informações de coordenadas geográficas de propriedades rurais, controle no número de pessoas presentes em uma propriedade rural através do cadastramento de funcionários, além da identificação de veículos que circulam apenas nas área rural, com o cadastramento de maquinários pertencentes aos produtores rurais das regiões de fiscalização. As propriedades rurais também receberão placas identificando a presença de patrulhamento.  

O novo sistema foi adotado após participação do tenente-coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, comandante do Policiamento de Área-2, no 2º Painel de Segurança Pública sobre Segurança Rural, promovido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), realizado nos dias 2 e 3 de outubro, em Brasília. 

O evento reuniu profissionais das polícias militares de 14 estados e do Distrito Federal para compartilhar experiências de policiamento no campo, gerar conhecimento sobre segurança pública para o meio rural, além da  difusão de boas práticas para o meio e o debate de políticas públicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba