RÁDIOS
Paranaíba, 26 de abril

Números são baixos e vacinação contra a gripe é prorrogada

A nova prorrogação aconteceu devido à preocupação do Ministério da Saúde com a proximidade do inverno

Por Lucas dos Anjos
14/06/2018 • 14h59
Compartilhar

O Ministério da Saúde de Mato Grosso do Sul anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até 22 de junho. Anunciada nesta quarta-feira (13), esta é a segunda vez que a data do fim da campanha de vacinação é alterada. Inicialmente era para finalizar em 1º de junho, mas por conta da greve dos caminhoneiros, a data havia sido prorrogada para 15 de junho.

A nova prorrogação aconteceu devido à preocupação do Ministério da Saúde com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe, e o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com Vânia Zangrossi, coordenadora de Imunização do município, do público alvo de Paranaíba (MS) apenas 75% imunizou e, quando se trata de crianças e idosos os números são alarmantes. “Crianças não vão sozinhas as unidades de saúde, elas dependem que os pais façam isso e esse fato nos preocupa muito, porque com essa variação no tempo [frio e calor] as crianças acabam sofrendo”, explicou ela.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Zangrossi, a vacina não gera reações, a menos que o vacinado tenha vírus no organismo. “A vacina é produzida com vírus mortos e não dão reação, mas se a pessoa tiver com algum vírus no organismo, esse vira a flora e neste caso a pessoa terá efeitos colaterais”, finalizou ela.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, começou dia 23 de maio e tinha previsão de acabar em 1° de junho, em todo o país. No município a estimativa é de imunizar 12 mil pessoas.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes, em qualquer idade gestacional; puérperas, com pós-parto até 45 dias; trabalhadores de saúde, dos serviços públicos e privados e professores serão os primeiros a serem vacinados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba