RÁDIOS
Paranaíba, 28 de março

O deplorável estado dos banheiros da Praça da República em Paranaíba

Vandalismo e a falta de manutenção destroem as instalações, geram revolta e mulheres relatam medo de utilizarem o local

Por Leonardo Guimarães
11/12/2016 • 16h40
Compartilhar

Um dos locais mais tradicionais de Paranaíba, que já foi ponto de encontro de jovens e adolescentes nos finais de semana e um dos principais cartões postais da cidade tem sofrido com a falta de manutenção por parte do poder público: a Praça da República.

A praça fica no coração do município, é rodeada pelo comércio e, tempos atrás, nos finais de ano, recebia decoração natalina que enfeitava árvores e a fonte localizada no centro do espaço público. Hoje, o que se encontra é uma paisagem diferente, que nem de longe lembram os tempos em que as crianças se encantavam com as luzes que envolviam o local e que coloriam as águas que jorravam da fonte nas noites de fim de ano com a chegada do Papai Noel.

No espaço, atualmente, o que mais preocupa é o estado de conservação e manutenção dos banheiros que existem no local. Pias, paredes, janelas, portas e lâmpadas quebradas; infiltrações, torneiras com vazamentos, urina, fezes e muita sujeira pelo chão, além do mau cheiro, causam riscos a saúde de quem precisa utilizar as instalações em caso de extrema necessidade e urgência. O local também sofre com a ação de vândalos.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em visita ao local, enquanto registrava as imagens, uma mulher que preferiu não se identificar relatou ao JP News que “os banheiros tem sido usados como ponto de uso de drogas nas noites e madrugada, por conta da falta de iluminação e vigilantes patrimoniais” e que já presenciou pedidos de socorro de mulheres que, ao usarem as instalações durante a noite em caso de extrema necessidade, foram surpreendidas com entrada de homens desavisados ou mal intencionados no local onde fica o banheiro feminino. “Uma vez eu parei aqui pra minha amiga usar o banheiro e fiquei dentro do carro esperando, do nada entrou um homem no banheiro, iluminando o lugar com um celular. Minha amiga gritou e o homem saiu correndo”, disse a mulher. A denunciante afirmou ter medo de ter que utilizar o banheiro.

Por ser uma região central e em seu entorno ficarem lojas e uma escola, os banheiros são essenciais para pessoas que frequentam a região. Servidores públicos, responsáveis pela Área Azul, por conta do estado precário das instalações, precisam pedir autorização para usarem os banheiros dos estabelecimentos comerciais durante o horário de trabalho.

Tentamos entrar em contato com o setor responsável pela manutenção do local nos telefones da prefeitura para que comentassem a situação, mas não fomos atendidos e não obtivemos retorno.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba