RÁDIOS
Paranaíba, 16 de abril

Ocupação de mão de obra prisional se torna lei

Paranaíba institui Lei Municipal para ocupação de mão de obra prisional

Por Talita Matsushita
30/12/2018 • 07h00
Compartilhar

Tornou-se lei em Paranaíba a utilização da mão-de-obra de presos nos regimes semiaberto, aberto e livramento condicional, e também aqueles que já se encontram na condição de egressos do sistema prisional.
O valor do convênio firmado pela prefeitura da cidade e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) será de até R$ 520 mil. 

De acordo com publicação feita neste mês no Diário Oficial, além do fator social, a ocupação do trabalho prisional também reduz custos ao poder público ou empresa contratante, gerando uma economia de até 50% nas despesas com encargos sociais e trabalhistas.  O uso de mão de obra de presos  também é regulamentado por legislação federal.

A prefeitura já possui parceria com a Agepen para ocupação de mão de obra carcerária, cujo convênio foi retomado no ano passado. Atualmente, 18 internos prestam serviços em obras e em atividades essenciais do município. 

No ano passado, o convênio rendeu à prefeitura a conquista do Selo Resgata, um certificado nacional, emitido pelo Ministério da Justiça e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em reconhecimento a empresas e instituições que se destacam na ocupação de mão de obra carcerária e atendem aos critérios estabelecidos.

BENEFÍCIOS
Para o diretor do Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado de Paranaíba, Adenor Alves Mendonça, o convênio tem trazido grandes benefícios para os custodiados. 
“Esse convênio possibilitou que os internos pudessem trabalhar de maneira digna, recebendo seus salários mensais e remindo suas penas, o que facilita o processo de ressocialização”, afirma.  “Agora, esta lei traz maior amparo para que essa ação ocorra sem prejuízo para os integrantes dessa parceria”, comenta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba